Geral

Feiras do Peixe devem comercializar mais de 74 toneladas no litoral norte

A Emater/RS-Ascar, prefeituras e associações de pescadores do Litoral Norte estarão promovendo Feiras do Peixe na Semana Santa em 14 municípios. O volume totalizado a ser comercializado será de mais de 74 toneladas de carpas (vivas e eviscerada), tilápias, traíras, camarão e outros pescados do mar e das lagoas. O preço médio do peixe vivo deve ficar em R$ 6.

Estarão à disposição dos consumidores 116 pontos de venda de peixe cultivado ou capturado pelos pescadores artesanais, que poderão ser encontrados em Feiras do Peixe ou em venda nos açudes dos agricultores familiares, em pesque-pagues e nas residência dos pescadores que oferecerão peixes vivos, eviscerados e congelados.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Décio Cotrim,  é importante ressaltar que no Litoral Norte existem duas realidades com relação ao pescado. Na região colonial da encosta da serra é característica que os agricultores tenham pequenos tanques e que ofertem peixe vivo, em especial as carpas. Na faixa litorânea os consumidores encontram os peixes sendo ofertados diretamente pelos pescadores em suas unidades de comercialização, normalmente na forma de congelados.

Na região destacam-se as feiras de Tramandaí, com o envolvimento de mais de 40 famílias de pescadores ofertando camarão, filés e peixes frescos. Já em Osório a feira é basicamente composta por agricultores familiares que oferecem carpas vivas.

Em Cidreira haverá feira do peixe a partir do dia 08 de abril se estendendo até o domingo de Páscoa, em frente à Concha Acústica. Estima-se que serão comercializados em torno de 1.000kg de peixes pelos pescadores. Como inovação,  além de peixe, na feira, serão comercializados chocolates, produtos coloniais e artesanato. Também serão realizadas atividades de recreação e saúde.

Comentários

Comentários