Bolsa de Valores e Você
Se assim fosse para os países, o Brasil já estaria pensando no carnaval. Esta semana tivemos dados relevantes que mostraram a nossa recuperação. O PIB do trimestre cresceu 1,3% e apesar de abaixo das estimativas de 1,6% mostrou que já estamos em trajetória de alta, o que é muito positivo.
A nossa colega China também pode ficar tranqüila, as notas foram de bem a melhor e o ano que vem também deve ser tranquilo. Essa semana saíram dados importantes da região, a produção industrial veio bem acima das expectativas e as vendas no varejo mostraram crescimento robusto.
Quanto aos EUA, o país ainda está se recuperando dos tombos do último ano, mas parece estar no caminho certo, ao apresentar dados de vendas no varejo surpreendendo positivamente, e confiança do consumidor com elevação importante.
O mercado estava receoso em relação ao desempenho dos Estados Unidos e Grã Bretanha, mas ambos os países “passaram de ano” e não têm previsões de revisão nas suas notas AAA.
No entanto, nem tudo são flores e alguns países passam por uma situação um pouco mais complicada. A Grécia teve sua avaliação rebaixada em um ponto para “BBB+”, terceira menor nota dentro do grau de investimento, pela agência de riscos Fitch Ratings, devido à grande exposição do país a títulos de dívida do governo. Seguindo nessa linha, a Espanha também não deve sair de férias tão cedo, devido à nota rebaixada pela Standard Poor´s de “estável” para “negativo”. O país precisa evoluir mais na gestão das contas públicas, que vem se deteriorando cada vez mais, comparativamente à situação de janeiro.
O Brasil também anda fazendo seu dever de casa direitinho. Encerramos mais uma semana de ganhos, com valorização de 0,78% Ibovespa. A bolsa paulista está batendo na porta dos 70 mil pontos e, como já mencionamos, internamente as notícias são boas pelo econômico e corporativo. Também fomos aprovados pelas agências de risco, que reafirmaram a nota brasileira em “BBB-“, com perspectiva estável. Continuamos no foco dos mercados internacionais.