Estado examina medidas de prevenção à gripe suína - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Estado examina medidas de prevenção à gripe suína

Por determinação da governadora Yeda Crusius, os secretários da Saúde, Osmar Terra, e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, irão se reunir para tratar da gripe suína, cujo vírus tem causado mortes no México, contaminação nos EUA e suspeitas em outros países. “Já determinei ao chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, que reúna os secretários. É uma gripe vinda do meio rural. Tomaremos medidas para tranqüilizar a população, em primeiro lugar”, afirmou a governadora nesta segunda-feira (27), no Palácio Piratini, após reunião com secretários.

Yeda examinou, na reunião, a questão da gripe suína. “É um problema sério. Existem mortes e, como qualquer gripe, também transmissível. Como já temos experiência no Rio Grande do Sul de barrarmos a entrada da dengue – não houve dengue gerada no Estado – e estamos trabalhando a questão da febre amarela com rigor, com vacinação ampliada, o mesmo queremos fazer com a gripe suína”, adiantou a governadora.

Segundo a governadora, o Estado quer fazer uma parceria com a população.  “Será necessária a mudança de alguns hábitos”, afirmou Yeda, em referência à parceria Estado/saúde/população. “Esses hábitos”, prosseguiu a governadora “serão examinados a partir desta reunião que os dois e demais secretários, terão com o chefe da Casa Civil”.

Para a governadora, outro lado importante do tema envolve as áreas de entradas e saídas de pessoas, em território gaúcho, através dos portos, aeroportos e estradas. Segundo a governadora, é importante que o Estado “tranquilize, mas aja. Ações são necessárias, muito necessárias hoje”.

Comentários

Comentários