Desempenho dos estudantes gaúchos na avaliação escolar melhorou em 2008
O desempenho dos estudantes da rede estadual nos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) realizado em 2008 foi melhor na comparação com os números registrados no ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (27) pela Secretaria Estadual da Educação, mostram que os mais de 260 mil alunos avaliados na 2ª e 5ª séries (ou 3º e 6º anos) do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio apresentaram uma pequena elevação nos níveis de habilidades e competências.
Para avaliar os estudantes, foram utilizadas as mesmas escalas de conhecimento dos exames do Ministério da Educação (MEC), que estabelecem análise de proficiência calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2ª série do Fundamental, foi concebida uma escala própria para o Saers, pontuada entre zero e mil pontos.
No quadro geral das escolas estaduais, os alunos da 2ª série do Fundamental atingiram 156,4 em Língua Portuguesa e 767,4 em Matemática. Na 5ª série do Fundamental, as médias ficaram em 200 e 214 pontos, em Português e Matemática, respectivamente. No 1º ano do Médio, foram registrados 249,8 em Português e 260,8 em Matemática.
Com exceção das médias em Língua Portuguesa da 5ª série do Fundamental e na Matemática do 1º ano do Médio, os demais resultados apresentaram crescimento. Na avaliação realizada em 2007, os estudantes da 5ª série obtiveram 202,4 em Português e os do 1º ano ficaram com 263 em Matemática.
Entre as regiões do Estado que melhoraram seu desempenho de um ano para outro, destacam-se as localidades pertencentes à 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Cruz Alta. No Saers 2007, a região havia atingido as notas mais baixas. Na última avaliação, a 9ª CRE obteve um crescimento médio de 5,7 pontos, considerando os índices de todas as séries e áreas avaliadas.
De acordo com a secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, a pequena elevação no desempenho do Saers 2008 deve-se ao aproveitamento, por parte dos professores, dos dados relativos à situação educacional dos alunos. Ela apontou que muitas escolas estaduais discutiram os resultados da primeira avaliação e buscaram alternativas para correção de práticas pedagógicas.