Geral

Arroio do Sal implanta Agenda Ambiental na Administração Pública

A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal já implantou em sua sede administrativa a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O projeto, que iniciou no Ministério do Meio Ambiente em 1999, possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novas referências em busca da sustentabilidade socioambiental.

O objetivo é promover a reflexão sobre os problemas ambientais em geral e na administração pública em particular, estimulando a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca adotou oito passos a serem seguidos: utilizar sempre que possível às folhas frente e verso; usar blocos de anotações de papel usado; desligar o monitor do computador no horário de almoço; programar o computador para desligar o monitor a cada 10 minutos; fixar nos interruptores lembretes de “Economize Energia”; separar o lixo seco; adquirir copos individuais permanentes para os setores que ainda usam descartáveis; adotar critérios ambientais nas licitações do município.

A mensagem passada aos servidores é para reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar o papel, sempre que possível, afinal, a reciclagem do papel proporciona redução da poluição do ar em 74%, da poluição da água em 35% e do consumo de energia em 71%.

Comentários

Comentários