Vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de maio
Com 60% do público-alvo imunizado contra a influenza (gripe) no Estado, o governo gaúcho decidiu estender a campanha de vacinação até o próximo dia 15 de maio. No Rio Grande do Sul, a meta é imunizar 80% da população com 60 anos ou mais – o equivalente a 1.416.830 pessoas. Esta é a 11ª Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. Estão mobilizados 1.919 postos de vacinação, 1.339 veículos e 11.864 pessoas na campanha em que o RS sempre superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em 2007, o percentual foi de 80,17% e, no ano passado, de 82,12%. Coordenada pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, ocorreu, nesta quinta-feira (7), uma videoconferência sobre influenza A (H1N1), febre amarela e a situação da vacinação de idosos contra a gripe no Rio Grande do Sul. Terra convocou os delegados regionais de Saúde para que mobilizem a população acima de 60 anos de idade para a imunização.
A vacina contra a influenza tem sido o meio mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações em idosos. A imunização apresenta impacto direto na redução das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para o tratamento de infecções secundárias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o sexto país do mundo em população de idosos. A ênfase em ações de prevenção que assegurem a qualidade de vida dessa faixa etária é um objetivo a ser perseguido.