Hospitais terão treinamento para eventuais casos da gripe A no RS
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) promove, nesta quarta-feira (13), um encontro com representantes de oito hospitais de referência para treinamento a eventuais casos da gripe A (H1N1).
Devem participar o Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Geral de Caxias do Sul, Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo (Passo Fundo) e Hospital Santa Casa de Uruguaiana.
Nesta terça-feira (12), representantes do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e do Sindicato Médico (Simers) estiveram reunidos com o secretário da Saúde, Osmar Terra, e solicitaram a abertura de um canal de comunicação com orientações a respeito da gripe A.
Desta forma, o Cevs manterá o Cremers, a Amrigs e o Simers informados sobre a doença, através de boletins diários emitidos pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desde o surgimento da gripe A até agora, o Rio Grande do Sul tem seis pessoas em observação, uma pessoa em monitoramento, dois casos de diagnóstico descartado e um caso confirmado, de uma paciente que já teve alta do hospital e se recupera bem. Ela teve os sintomas da doença depois de retornar de uma viagem por países da Europa.