Lançado novo edital para a construção da Escola Técnica Federal em Osório
Foi lançado nesta quarta-feira, dia 13, o novo edital de construção da Escola Técnica Federal de Osório. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público para conhecimento dos interessados, a realização de certame licitatório, na modalidade concorrência, do tipo menor preço, sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada integral, o qual observará os preceitos de direito público e da Lei nº 8.666, de 21.06.1993, e suas alterações, e subordinada às condições e exigências estabelecidas no Edital e seus Anexos.
O preço orçado da obra é de três milhões, seiscentos e cinqüenta e quatro mil, seiscentos e sessenta e seis mil e cinco centavos). Sendo o total de área construída de 3.060,08 m². A construção será realizada na avenida Santos Dumont, no bairro Albatroz na cidade de Osório.
Os envelopes contendo a documentação e as propostas deverão ser entregues até o dia 29 de junho de 2009, às 14h, no Campus Bento Gonçalves, situado na avenida Osvaldo Aranha, 540, Bairro Juventude, em Bento Gonçalves. O edital memorial descritivo cronograma e as plantas podem ser obtidas através do e-mail licitação@bento.ifrs.edu.br, através do site www.bento.ifrs.edu.br e acessar o link licitação/concorrência 01/2009. Mais informações pelo telefone (54) 3455-3200.
No dia 23 de abril, a Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Cláudia Soares de Souza, juntamente com Pró-Reitores de Administração, estiveram no Gabinete do Prefeito Municipal de Osório, Romildo Bolzan Júnior, para anunciar o lançamento de um novo edital para a contratação de uma outra empresa que realizará a construção da Escola Técnica Federal em Osório.
Após o encontro, a comitiva realizou uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para o esclarecimento de todo o processo que envolve o projeto da Escola Técnica Federal em Osório. ?Esse edital publicado nos dá garantia de que o processo logo em seguida será consolidado e, acima de tudo, começaremos a ter as edificações em construção?, afirmou Bolzan Júnior.
Quando Cláudia Soares de Souza responsável pela organização do edital e estrutura de implantação da Escola Técnica em Osório esteve em Osório, no mês de abril, ela pôde esclarecer às pessoas presentes, todo o processo que culminou na paralisação das obras.
Segundo Cláudia, a empresa que venceu a licitação e abandonou as obras está sendo processada judicialmente. No contrato, consta uma caução no valor de 150 mil reais e a multa para a interrupção do contrato de 300 mil reais. A mesma empresa que abandonou as obras em Osório, teria feito o mesmo em outras duas cidades. Quando foi realizado o edital, cinco empresas se habilitaram, mas apenas uma, a que abandonou a obra, preencheu todos os requisitos previstos em lei.
Com o edital aberto, seguindo o cronograma, se estima que as obras comecem em julho e num prazo de seis meses a escola esteja concluída. Quanto ao concurso para o corpo docente e técnicos administrativos serão contratados, numa primeira etapa, trinta professores e mais quinze funcionários.
Após o abandono da empresa nas obras da Escola Técnica Federal, muito se especulou, mas a Prefeitura Municipal de Osório sempre esteve engajada na retomada das obras, bem como no início, cedendo o terreno de 4 mil metros quadrados e toda a estrutura para que ocorra a construção como a terraplanagem. São três milhões e 600 mil reais sendo investidos pelo MEC na construção.
Os cursos que serão oferecidos são Técnico em Edificações, Turismo, Gestão de Negócios e Informática.