Geral

Torres recebe curso sobre os Ecossistemas do Parque Estadual da Itapeva

Estão abertas as inscrições para o curso de Reconhecimento dos Ecossistemas do Parque Estadual da Itapeva. O curso é gratuito, possui 20 vagas e tem como público alvo os moradores do entorno do Parque da Itapeva.

O curso integra a programação do projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Pró-Mar-de-Dentro, e executado pela ONG Nordestão com interveniência do município de Osório e parceria da Prefeitura de Torres.

O projeto visa à promoção do consumo consciente, a geração de renda, a preservação dos recursos naturais e a gestão ambiental local, utilizando como instrumento a educação, a fim de construir um processo sólido de mudança de conceitos e atitudes nas comunidades envolvidas através da formação de multiplicadores. As inscrições podem ser realizadas até o 21 de maio, através do preenchimento da ficha da inscrição que deverá ser encaminhada para o e-mail smmam@torres.rs.gov.br.

Com carga horária de 40h, o curso será realizado de 1º a cinco de junho, das 8h30min às 18h, sendo dividido em aulas teóricas e práticas. As aulas serão ministradas por técnicos da Sema, da Fundação Zoobotância e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) e abordarão temas relacionados ao parque como Plano de Manejo, educação ambiental, orientações sobre fauna e flora, relação do Município com o parque e suas potencialidades.

As aulas teóricas serão realizadas no Batalhão Ambiental, na Rua Hermenegildo Torres. Já as práticas serão no Parque Estadual da Itapeva, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Itapeva e no Sistema de Dunas da Praia Grande.

Outras atividades do projeto serão desenvolvidas no Município como: curso de Capacitação de Monitores de Turismo para Áreas Protegidas; e as oficinas Fotografando Nosso Ambiente e Produção de Vassouras Ecológicas.

A promoção do Programa Pró-Mar-de-Dentro foi disponibilizada pelo Governo do Estado para a Consulta Popular de 2007. Além de Torres, o projeto será desenvolvido em Osório, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas, através de ações sócio-educativas (cursos e oficinas) destinadas a representantes dos municípios beneficiados que terão o papel de multiplicados nas suas localidades.

Comentários

Comentários