Escola também é lugar de música em Imbé - Litoralmania ®
Educação

Escola também é lugar de música em Imbé

Componentes da Orquestra Sinfônica de Imbé ensinam alunos da rede municipal de ensino a darem os primeiros passos em direção a música Criada em 1999 pelo prefeito Darcy Luciano Dias a Banda Municipal de Imbé, hoje Orquestra Sinfônica Municipal de Imbé (Osmi), vem há cinco anos ensinando música aos alunos da rede municipal de ensino.

Atualmente o trabalho é desenvolvido pelo maestro José Fernando da Silva no ginásio da Escola Norberto Martinho Cardoso, no bairro Nova Nordeste. As aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras, no turno inverso ao da escola.

Além do maestro, as aulas de música contam com o apoio de uma equipe formada por um diretor artístico, um contra-mestre, um coordenador, um secretário e dez monitores, todos componentes da Osmi.

Para participar das aulas as crianças e jovens de 8 a 17 anos, precisam estar matriculados e terem notas exemplares para poderem continuar ensaiando. Durante as aulas os alunos aprendem a lidar com a percepção auditiva, coordenação motora e a manobrar os instrumentos.

– Além de estarem envolvidos com a música os alunos adquirem mais disciplina na sua vida social. O prefeito e o secretário de Educação estão nos apoiando muito nesta batalha, para levar cada vez mais a música e a disciplina para as crianças e os jovens de Imbé – conta o maestro.

Ao todo 60 alunos participam das aulas, mas a meta é atingir 200 participantes assim que for criada a Escola de Música Municipal. O projeto já foi elaborado pelo prefeito Darcy Luciano Dias e enviado a Câmara de Vereadores e prevê ainda a criação de um local mais amplo para as aulas.

– A idéia é criar a Escola de Música, adquirir novos instrumentos e criar uma Banda Marcial em cada escola municipal. Entendemos a necessidade de criar alternativas culturais para tirar nossas crianças da rua – afirma o prefeito Darcy Dias.

Para o músico Oséas da Cunha, de 17 anos, a criação de uma escola voltada ao aprendizado de jovens contribui para o desenvolvimento cultural e artístico de crianças e jovens de Imbé.

– Graças ao trabalho que venho desenvolvendo desde o início da Banda Municipal e o aprendizado com a música, acredito que tenha tomado o melhor caminho, longe da rua – declara o componente do grupo há 7 anos.

Comentários

Comentários