Dia do Desafio em Osório reúne mais de 11 mil pessoas
O Dia do Desafio, realizado nesta quarta-feira, dia 27, reuniu 11 mil e 28 pessoas.
A iniciativa é uma competição realizada no mundo inteiro para estimular uma nova consciência entre as pessoas. Organizado pelo Sesc, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer a largada para as atividades ocorreu às 9h da manhã na Praça da Catedral onde a equipe composta por profissionais da área de Educação Física colocou várias pessoas, das mais variadas entidades a fazer atividades físicas por quinze minutos consecutivos.
A equipe realizou atividades na Penitenciária Modulada de Osório, na Câmara de Vereadores, na Praça das Carretas. Na Prefeitura, na Vila Olímpica, várias escolas participaram com atividades. O tema do Dia do Desafio este ano é a consciência ecológica. Na praia de Atlântida Sul, alunos da Escola de Ensino Fundamental José Paulo da Silva, juntamente com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana estão realizando o plantio de mudas nas dunas da praia de Atlântida Sul.
Marcando o Dia do Desafio, o 8º Batalhão de Polícia Militar – 8º BPM, realizou uma caminhada antidrogas. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Antônio de Alencar, Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, Instituto Cenecista Marquês de Herval, Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco – Ciep, Escola Estadual Cônego Pedro Jacob e Escola Vô Eugênia – Apae, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, levaram para as ruas da cidade de Osório, mais de duzentas pessoas.
A caminhada teve início em frente à Prefeitura de Osório, com a recepção do Prefeito Romildo Bolzan Júnior. Os estudantes percorreram algumas das principais ruas da área central da cidade. O Dare, leãozinho símbolo do Proerd, foi à frente, animando os caminhantes ao som da música que divulga e auxilia as atividades didáticas do Programa. Em frente a Catedral, os participantes da caminhada se integraram às equipes do Sesc e demais escolas participantes das atividades que foram desenvolvidas no decorrer do dia.
Já em Atlântida Sul, os participantes do Dia do Desafio foram os alunos da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paulo da Silva que realizaram o plantio de mudas nas dunas do balneário de Osório. A iniciativa foi realizada sob a orientação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Osório. Os 32 alunos realizaram o plantio de 850 mudas da espécie margarida-das-dunas, típica da região do Litoral Norte. As sementes que produziram as mudas foram coletadas em setembro e outubro do ano passado e levadas ao horto florestal onde foi feita a semeadura.
Nas dunas de Atlântida Sul e Mariápolis, há um ano está ocorrendo um projeto de recomposição da flora das dunas, com a realização da galhação que evita o deslocamento da areia. Segundo a Engenheira Florestal Margarete Chemin, responsável pelo projeto, as dunas tem uma função muito importante na conservação do meio ambiente. “As nossas dunas, ao longo dos anos, vem tendo uma ocupação humana muito grande, então esse trabalho, além de tentar conservar o pouco que já tem, tentar recuperar um tanto dela e fazendo esse trabalho com o plantio e solicitando às pessoas a não pisotear, usarem as passarelas que foram feitas, ou seja, todo mundo pode contribuir de alguma forma, não arrancando as mudas, não jogando lixo”, afirmou a Engenheira que ainda ressaltou que a conservação das dunas é importante para a proteção ao meio ambiente, sendo um filtro para a água doce que consumimos, protege contra as ressacas do mar, os vendavias e ventanias que se formam nos oceanos.
O estudante Nicolas Santos da Silva, 11 anos, estava contente de participar do projeto de plantio de mudas nas dunas. “É legal fazer um trabalho assim para melhorar, nós vamos conservar as nossas dunas, vai segurar a areia”, afirmou o estudante da 5ª série. Para a colega de Nicolas, Renata de Oliveira da Silva, 11 anos, foi uma experiência nova realizar o plantio de mudas. “É uma experiência muito boa porque a gente aprende como se faz, que não pode pisar em cima”.
A iniciativa do plantio foi prestigiada pela Secretária Subtituta de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Maria Basilisa Ibañez e pelo Vereador Denílson que realizaram, juntamente com as crianças, o plantio das mudas. Após o plantio de mudas, os estudantes receberam um lanche patrocinado pelo Supermercado Dalpiaz que também forneceu as caixas para o transporte das mudas.