Participação popular garante sucesso na coleta seletiva de Torres - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Participação popular garante sucesso na coleta seletiva de Torres

Embalagens de alimentos, caixas de leite longa-vida, garrafas plásticas, latinhas de alumínio, vidros, jornais velhos, são alguns entre tantos outros produtos que podem ser reaproveitados. Porém, no final do dia, grande parte do que era descartado tinha o mesmo destino em Torres: o aterro sanitário de Içara (SC).

No entanto, esta situação pode ser diferente. Graças ao empenho da Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o engajamento de diversos segmentos da sociedade a coleta seletiva de lixo, implantada na última sexta-feira (22/5), permitirá que muitos desses materiais possam ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo a degradação do meio ambiente e colaborando na geração de renda daqueles que sobrevivem da transformação do lixo em artesanato ou da venda para as usinas de reciclagem.

Em uma semana de ação, a coleta seletiva recolheu 1.700 kilos de lixo seco, sendo que 1.150 no segundo dia de campanha.

O secretário de Meio Ambiente, Manoel Vargas Perez, salienta que isto foi possível graças à participação dos moradores. “Acredito que aos poucos a população irá aderir a campanha, o que garantirá o sucesso da coleta”, ressalta.

Implantada inicialmente em uma área piloto compreendida entre as Rua General Firmino Paim, Av. do Riacho, Av. José Maia Filho, Rua Cruzeiro do Sul e Padre Lamonaco, a coleta dos materiais recicláveis é gratuita e acontece nas terças e sextas-feiras, a partir das 8h. Pode ser reciclado material seco como papel, plástico, vidro e metal.

Já o lixo não reciclável e orgânico, compostos por papel higiênico, guardanapos, absorventes, fraldas, resto de comida, erva mate, casca de frutas, legumes, entre outros, são coletados pelo caminhão comum conforme horários já estipulados. O material reciclável não precisa ser acondicionado por tipo, é necessário somente separar o material seco do úmido (orgânico e não reciclável).

Pacto: O Sindilojas Torres foi à primeira entidade a pactuar com a Prefeitura na coleta seletiva de lixo. O ato ocorreu na sexta-feira, ocasião do lançamento do programa.

A entidade estimulará os empresários e funcionários do comércio local a realizarem a segregação do lixo nos estabelecimentos.
Isto porque a entidade acredita que todos devem fazer a sua parte na preservação do meio ambiente.

Comentários

Comentários