Transporte público já possui ônibus adaptado para portadores de necessidades especiais em Osório - Litoralmania ®
Geral

Transporte público já possui ônibus adaptado para portadores de necessidades especiais em Osório

Há 15 dias o transporte público de Osório está contando com o serviço de um ônibus adaptado para atender pessoas portadoras de necessidades especiais, garantindo o acesso dessas pessoas ao transporte público.

A adaptação do ônibus é o resultado de um termo de ajustamento da empresa Transflor com o Ministério Público. A cerimônia que marcou o cumprimento do termo de ajustamento, que tinha um prazo até 31 julho deste ano para ser realizado, ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 28, em frente a Promotoria de Justiça e contou com a presença de várias autoridades e apresentação musical de um grupo de alunos da Apae de Osório.

Segundo dados do Ministério Público, 15% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência. O Vice- Presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais do Município de Osório José Carlos Firme, que é cadeirante, comemorou a conquista. “O cadeirante como consumidor, como contribuinte, ele tem essa necessidade, para nós representa muito ter o direito de igualdade como as pessoas que não tem essa dificuldade de locomoção como a gente.

Para nós é um ganho muito grande e posso garantir que os 150 cadeirantes de Osório agradecem a essa conquista”, falou contente José Carlos que testou o mecanismo que faz a sua cadeira de rodas subir e colocá-lo, dentro do ônibus que dispõe, também de um lugar apropriado para a cadeira de rodas.

A Administração Municipal, representada pelo Prefeito Romildo Bolzan Júnior salientou que o Município está se empenhando em garantir a acessibilidade aos prédios públicos. A colocação de um elevador na Prefeitura de Osório deve se concretizar num prazo de 120 dias. “O elevador, por exemplo, que a Prefeitura instalará não é um elevador que estava no termo de ajustamento, porém, será também um acesso. Os próprios prédios novos, o Posto Central, a Escola Osvaldo Amaral terão toda a contemplação no sentido de estabelecer um bom amparo para os deficientes físicos”, afirmou o Prefeito.

Em Osório, estima-se que existam cerca de sete mil pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física.

Comentários

Comentários