Projeto Responsabilidade Ambiental inicia cursos no Litoral Norte
O curso inaugural de Reconhecimento dos Ecossistemas do Parque Estadual de Itapeva será entre os dias 1º e 5 de junho, em Torres, e é voltado à comunidade do entorno da unidade de conservação. Haverá aulas teóricas na sede conjunta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e atividades práticas no Parque Estadual de Itapeva, Parque da Guarita, APA da Lagoa Itapeva e no Sistema de Dunas – Praia Grande/Molhes.
O projeto Responsabilidade Ambiental é resultado da Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Corede Litoral, e, por meio de convênio, está sendo desenvolvido pelo Programa Pró-Mar-de-Dentro da Sema e ONG Nordestão, com interveniência do município de Osório e apoio dos municípios de Torres, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas, que serão sedes dos cursos e oficinas. Outros 63 municípios serão beneficiados pelo projeto, uma vez que estão na área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro e do Corede Litoral.
O objetivo é contribuir para o processo de mudança de conceitos e atitudes e promover o reconhecimento dos recursos ambientais pelas comunidades envolvidas, voltados ao consumo consciente, à geração de renda, à preservação dos ecossistemas e à gestão ambiental local. Os participantes dos cursos e oficinas, que acontecerão até janeiro de 2010, terão o papel de multiplicadores nas suas localidades.
Outros cursos com o foco em reconhecimento de ecossistemas de unidades de conservação acontecerão em Maquiné e Osório.
As demais temáticas serão legislação ambiental, reaproveitamento do óleo de cozinha, consumo sustentável, capacitação de monitores de turismo em áreas protegidas, fotografando nosso ambiente, produção de vassouras ecológicas, valorização do material reciclável e contação de estórias. Informações sobre datas e locais das capacitações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3286-2513 (Pró-Mar-de-Dentro), (51) 3663-8283 (Prefeitura de Osório) e pelo endereço eletrônico responsabilidade_ambiental@hotmail.com, da ONG Nordestão.