Projeto Agesco ganha novos agentes em Osório
Este projeto é uma parceria do 8º Batalhão de Polícia Militar, CONSEPRO, dos poderes executivo, legislativo e judiciário e do Ministério Público e tem como objetivo principal auxiliar os alunos, na travessia das vias públicas, em frente as escolas no município e, em segundo plano, auxiliar o 8º BPM no controle de fatos anormais e pessoas estranhas próximos das escolas.
A coordenação do Projeto AGESCO, junto ao 8º BPM, é do Ten Marco Antonio e a supervisão é do comandante do Batalhão, TC FRAGA e são auxiliados pelo sgt Hermes, da Patrulha Escolar.
Os agentes foram capacitados para o desenvolvimento da atividade, através do estágio teórico e prático no 8º BPM, com noções gerais de trânsito e procedimentos frente a situações que possam gerar ocorrência policial.
O comando do 8º BPM salienta que os Agentes Escolares Comunitários não são agentes de trânsito e nem agentes policiais, não podem, por exemplo, abordar pessoas próximas às escolas e nem efetuar sinalização de trânsito no meio da via.
Atualmente,o AGESCO conta com 21 agentes, atuando em 11 escolas do município, nos turnos da manhã e tarde.