Audiência pública discute potencial das lagoas do litoral - Litoralmania ®
Geral

Audiência pública discute potencial das lagoas do litoral

Dentro das atividades do XIII Seminário Mar de Dentro, promovido pela Força Sindical/RS e Força Verde, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Mano Changes (PP) realizou na noite de terça-feira (2) audiência pública para discutir as potencialidades das lagoas gaúchas para a prática de esportes náuticos, lazer e turismo.

O chamado Mar de Dentro é composto pela Lagoa dos Patos, Lago Guaíba, Rio Camaquã e Lagoa Mirim., promovido pela Força Sindical/RS e Força Verde. O seminário marca as atividades em comemoração à Semana Estadual do Meio Ambiente.

Projetos
O presidente da Força Sindical, Cláudio Janta, falou sobre as potencialidades turísticas  da Lagoa dos Patos  e da série de lagoas existentes no litoral norte do Estado, ressaltando as suas condições ideais para a prática de esportes náuticos.

O deputado Mano Changes lembrou que o vento Nordeste, sempre tratado como um problema da região , na verdade é um grande aliado para a prática de esportes  que utilizem a vela, como o  windsurf, competições de veleiros e outros.

Renato Jaguarão, representante da Secretaria de Turismo, apresentou o projeto Costa Doce, iniciativa do governo do Estado para o desenvolvimento do turismo na região, mas lembrou que os prefeitos precisam enviar projetos. “Sem projetos e a parceria das prefeituras, não podemos fazer nada”, explicou ele, ao mesmo tempo exaltando as qualidades das lagoas dos Patos e Mirim para a integração regional através da navegação e do turismo. Jaguarão  lembrou que historicamente as águas das duas lagoas têm sido utilizadas somente para a irrigação de lavouras de arroz.

O presidente da Força Verde, Lélio Falcão, lembrou da história do Projeto Mar de Dentro, que nasceu por um decreto do governador Alceu Collares, nos anos 90, mas vem desenvolvendo-se muito lentamente.

Falcão teve a concordância da professora Carmem Regina Nogueira, da UFPEL, que lembrou ainda  a necessidade da educação ambiental  regional incorporar a discussão sobre as lagoas do Estado, que são uma das maiores reservas de água doce do planeta

Comentários

Comentários