Reunião discute critérios para a adesão em programa de irrigação em Osório
Através do programa, pequenas propriedades rurais poderão ter açudes subsidiados pelo Governo do Estado. O Município será o responsável pela escolha das propriedades mais necessitadas e que se enquadram no programa.
Na reunião ocorrida na Emater, em Osório, as equipes das Secretarias do Meio Ambiente e Gestão Urbana e Agricultura e Pecuária discutiram os procedimentos e as condicionantes para que os proprietários rurais tenham acesso ao programa. Uma das condicionantes mais importantes é de onde sairá a água para abastecer o açude.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária realizará o cadastro dos agricultores e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana será responsável pelo licenciamento ambiental das obras. Após análise das duas Secretarias, será enviado um relatório para aprovação da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Multíplos da Água.
Em caso de aprovação, 80% dos custos da construção do açude serão subsidiados através do Banrisul, enquanto os 20% restantes ficam a cargo do proprietário.
Participaram da reunião, representantes da Emater, o Secretário de Agricultura e Pecuária, Marcos Bolzan, a Secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer, profissionais e técnicos das duas secretarias.