Vida & Saúde

Rio Grande do Sul terá observatório sanitário para combater a gripe A

O secretário da Saúde, Osmar Terra, anunciou, nesta segunda-feira (22), a criação de um observatório, a médio prazo, em parceria com a Argentina, para promover o intercâmbio de pessoal e agilidade de informações entre os dois países sobre a gripe A (H1N1). A iniciativa conta com apoio do Ministério da Saúde. A situação na Argentina, com epidemia da gripe A, preocupa o governo gaúcho, que está reforçando o alerta sanitário em mais de 2 mil postos de Saúde e hospitais para notificação de casos suspeitos.

Neste domingo (21), foram confirmados mais quatro casos – três pessoas em Porto Alegre, uma procedente de Buenos Aires (Argentina), outra vinda da Alemanha, uma terceira vinda do Paraguai e outra em Viamão, que também havia passado por Buenos Aires. Com estes casos, o total chega a sete. Entre outras 15 pessoas  em observação, dez estavam em um mesmo vôo que chegou da Argentina. “O importante é que todos os casos são de fora. Não houve transmissão ainda dentro do Estado”, disse Osmar Terra, embora não descarte um risco real de epidemia.

Entre outras medidas para conter a doença, o governo do Estado – por meio da Secretaria da Saúde – também está colocando técnicos à disposição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para auxiliarem no controle de portos, aeroportos e fronteiras.

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (22) à tarde, Terra reafirmou que a gripe A vem se mostrando menos prejudicial que a gripe comum e bem menos violenta do que era esperado inicialmente. ” Não existem motivos para a população entrar em pânico”, assegurou.

Foi montado no Rio Grande do Sul um esquema hospitalar envolvendo nove instituições, para encaminhamento de casos suspeitos, que serão isolados até um diagnóstico final. São eles: Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Geral de Caxias do Sul, Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, Hospital Santa Casa de Uruguaiana, Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande e Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.

Comentários

Comentários