Vida & Saúde

Registrado o segundo óbito por gripe A no Rio Grande do Sul

Um menino de 9 anos, morador do município de Sapucaia do Sul, a 19 quilômetros de Porto Alegre, é a segunda vítima da gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. O óbito ocorreu dia 5 de julho, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nesta segunda-feira (13), a Fiocruz divulgou o resultado dos exames laboratoriais que confirmaram a gripe A como causa da morte. A criança apresentava uma doença neurológica crônica que debilitava sua saúde e começou a ter febre dia 1º de julho. Recebeu atendimento clínico e, no dia 2, foi internada na UTI do Clínicas, vindo a falecer três dias depois.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o menino pode ter sido contaminado pelo irmão, que teria contraído o vírus depois de ter tido contato, na escola, com parentes de um professor que esteve em Córdoba, na Argentina. A família do menino passa bem e segue monitorada pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

De acordo com Terra, a morte da criança é uma fatalidade, já que 99% dos casos registrados até agora no RS não necessitaram de internação hospitalar. Uma parcela pequena teve complicações, como foi o caso do caminhoneiro de 29 anos, de Erechim, que foi a primeira vítima fatal da doença no Brasil.

O secretário informou também que a menina de São Gabriel internada em Santa Maria já saiu da UTI, está respirando sem ajuda de aparelhos e seu quadro evolui bem. O último boletim divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde informa que foram confirmados 129 casos da doença e 419 casos suspeitos no Rio Grande do Sul até o momento.

Comentários

Comentários