Aula inaugural do Projovem lota a Câmara de Vereadores em Osório - Litoralmania ®
Geral

Aula inaugural do Projovem lota a Câmara de Vereadores em Osório

O Plenário da Câmara de Vereadores de Osório ficou lotado na noite de terça-feira, dia 14, quando ocorreu o lançamento do início das aulas do Programa Projovem Juventude Cidadã em Osório, um projeto de inclusão e capacitação do jovem no mercado de trabalho inédito no Município. Centenas de jovens foram conferir, no saguão da Câmara, uma listagem que informava os locais e horários das aulas. A empresa que vai ministrar os cursos serão o Senac e a Cooperativa Integral.

A abertura do evento contou com a presença de várias autoridades do Judiciário, Legislativo, Executivo, Polícia Militar e representantes de entidades. O Programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e o Ministério do Trabalho e Emprego, que foi representado pelo Superindente Regional, Heron de Oliveira.

“Nós estamos testemunhando um momento histórico  para a comunidade de Osório, o Prefeito Romildo, que vem se caracterizando como sendo um prefeito de grandes obras, hoje realiza aquele que, ao meu juízo, é das mais importantes obras, que é invisível, mas que tem um sentindo fundamental para a existência de cada um desses jovens.

É um marco para a vida da região, porque nós estamos qualificando pessoas que vão trabalhar em toda a região”, destacou Heron de Oliveira.

O Prefeito Romildo Bolzan Júnior, destaca a importância desse projeto para a cidade.

“São 600 jovens atendidos com qualificação, remuneração, com transporte, com alimentação, com possibilidade de fazer uma boa capacitação profissional em diversos cursos, boa parte dos cursos são feitos pelo Senac e o instituto contratado, isso tudo dá as devidas condições para que nós possamos, ineditamente, através de uma situação que nunca aconteceu em Osório, atender de uma maneira rápida, 600 jovens que podem fazer todo um trabalho de aprendizado e qualificação”, afirmou o Prefeito.

O Projovem teve 650 jovens inscritos, onde 550 vão iniciar as aulas em 18 cursos diferentes de profissionalização. Entre os mais procurados estão o de Auxiliar Administrativo, Informática, Recepcionista de Consultório Médico e Balconista de Farmácia.

A jovem Elisiane Pereira, 21 anos, moradora do bairro Sulbrasileiro, não esconde a expectativa de conseguir ingressar no mercado de trabalho. “É ótimo porque saindo desse curso posso conseguir uma profissão, uma especialização, e conseguir ter oportunidades e experiências, e, a maioria das pessoas não tem, e isso vai ser uma boa experiência para todos nós”, relatou a jovem que está inscrita no curso de Atendente de Consultório Médico.

O sonho de muitos jovens em conseguir um emprego será atendido pelo projeto. Além de se qualificar, o Programa irá encaminhar parte dos alunos para o mercado de trabalho como ressalta o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz. “Pelo Programa, nós temos que inserir 30% desses jovens no mercado de trabalho, é uma meta ousada porque, na verdade, nós vamos ter que sair da teoria e irmos para a prática e isso é uma obrigação do Programa, não só de qualificar, mas inserir o jovem no mercado de trabalho. A gente quer inserir todos esses jovens, devidamente preparados e qualificados, para que eles possam ter a oportunidade no mundo do trabalho com a qualificação que o mercado exige”, destacou o Secretário.

Na cerimônia de abertura do Projovem, ocorreu a entrega simbólica do material do curso para alguns alunos. Cada jovem irá receber, além do material didático, uma bolsa com caderno, camiseta, boné, caneta, lápis, borracha e régua.

Durante o curso, o aluno ainda recebe uma bolsa mensal no valor de 100 reais ao mês, além de auxílio no transporte e lanche.

O valor total investido no projeto é de 923 mil reais, em que 95 mil foi a contrapartida do município. Mais informações sobre os horários e locais dos cursos, podem ser obtidas na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 261, sala 06 ou pelo telefone 3601 1752.

Comentários

Comentários