Colunistas

Eleições 2010: chegou o grande dia. Será?

Neste domingo, mais uma vez iremos decidir o futuro de nosso estado e de nosso país.

Esta eleição por ser estadual e federal, nos deixa, aparentemente, um pouco afastados do embate eleitoral.

Quando temos a municipal, participamos mais, temos a presença dos candidatos no dia a dia. Nesta não. Mas nem por isso ela deixa de ter maior importância, muito pelo contrário.

Nosso país é o que é hoje na política por culpa nossa. Sim, exclusivamente nossa. Aqui, mensalão de caso de polícia passa a ser motivo de piada, isto para citar apenas um dos inúmeros escândalos e exemplos bizarros que tivemos a nível estadual e federal nos últimos anos.

Quantas vezes já não ouvimos falar, “rouba, mas faz?” Não pode ser assim, temos que ter o poder de indignação, assim como temos quando nosso time do coração perde. Falar mal, esbravejar, enfim, PROTESTAR.  Mas não, aqui temos um país de malandros, somos patriotas e achamos bonito exibir a flâmula do Brasil apenas em uma Copa do Mundo. Se perder, tira correndo a bandeira da casa e do carro, porque é feio deixar ela exposta.

Como vamos cobrar de políticos se a banquinha de camelô ou aquele ambulante, está ali na esquina, muitas vezes com produtos falsificados, na frente dos olhos de todas as autoridades e ninguém faz nada?

Mas, pensando bem, melhor não, deixa o coitado trabalhar, é ilegal, mas sustenta a família dele. E eu esperto, vou lá ajudar, comprar o produto sem procedência, afinal, quero amparar aquele pobre infeliz.

Enquanto tivermos este pensamento mesquinho e pequeno, o Brasil será isto que vemos todos os dias. Políticos jogando ao vento que tudo está uma maravilha, quando sabemos que não está. Se continuarmos com esta ideia individualista as coligações políticas seguirão nesta esculhambação ideológica, onde tudo vale, tudo pode, desde que se chegue ao objetivo, que é o poder.

Mas, nós aceitamos isto passivamente, já que não gostamos de política, pois como dizem: “lá só tem corruptos mesmo”.

Pois, nesta eleição lembrem-se: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam.” (Arnold Toynbee, historiador inglês, 1889-1975).

Bom e consciente voto a todos.

Comentários

Comentários