Paixão Côrtes é o homenageado da 24ª Feira do Livro de Osório - Litoralmania ®
Geral

Paixão Côrtes é o homenageado da 24ª Feira do Livro de Osório

A 24ª Feira do Livro de Osório só ocorre em novembro, mas os seus preparativos estão intensos. Depois de elegerem a patrona Tereza Gamba, o xerife Marco Antônio Velho Pereira, o slogan e a logo arte da Feira, agora, foi escolhida, pela comissão organizadora do evento, o seu homenageado: Paixão Côrtes. O folclorista, natural de Santana do Livramento, também é compositor, radialista, pesquisador e também Agrônomo.

Fundador de um dos mais tradicionas CTGs do Estado, o CTG 35, Côrtes é ligado ao movimento tradicionalista e cultura gaúchas desde sempre. A famosa estátua do Laçador, em Porto Alegre, foi inspirada na sua figura e desde 1992, foi escolhida como símbolo da Capital.

Em entrevista, por telefone, Côrtes ficou contente com a homenagem. “Foi muito gentil terem me convidado, vou realizar uma palestra durante a feira que será uma forma de agradecer, ao povo, a escolha”, revela o homenageado que está terminado um livro de 700 páginas sobre danças folclóricas. Sobre a palestra que irá realizar em Osório, durante a Feira, promete surpreender a muitos pelo material inédito que irá exibir.

Tratam-se de vídeos e fotografias da década de 40 e 50, com depoimentos que revelam a história de vários aspectos culturais da cultura gaúcha, em especial do litoral, como vestuário, dança e costumes.

“O litoral precisa saber sobre a sua importância”, revela Côrtes. A palestra, faz parte do Projeto Mogar – Movimento Gauchesco Artístico da Cultura Riograndense, em que Paixão Côrtes faz parte. A Feira do Livro de Osório ocorre entre os dias 24 e 29 de novembro deste ano.

Comentários

Comentários