Museu de SAP abre mostra sobre a Força Expedicionária Brasileira
A presença de dez ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira em Santo Antônio da Patrulha na noite de terça-feira (21/07), marcou a abertura da Mostra “Resgate Histórico da F.E.B. – Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial”, promovida pela Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior.
A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores e foi prestigiada por autoridades municipais, estudantes e familiares dos ex pracinhas.
A Força Expedicionária Brasileira foi a força militar de mais de 25 mil homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial no início da década de 40, contra o Nazismo e o Fascismo. Em 14 de abril de 2009 o Brasil celebrou o 64º aniversário da tomada de Montese pela FEB.
Segundo a presidente do Museu, Valquíria Oliveira a homenagem é singela diante do que estes homens, que na época tinham entre 17 e 18 anos, fizeram por nós país e conquentemente por nós, brasileiros. Também é uma oportunidade de trazer ao alcance da comunidade a história contada em fotos, documentos, artigos de jornais sobre verdadeiros heróis brasileiros.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva agradeceu aos ex combatentes, declarando-os hóspedes do município.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Clóvis Salazar prestou uma homenagem aos veteranos, cantando a música “Mia Gioconda”, que traduz a história de um jovem que deixa no Brasil, sua amada e parte sem a certeza de retorno para defender seu país, tão longe de casa.
O presidente da Associação dos ex expedicionários da FEB, Dr. Krieger de Mello agradeceu Santo Antônio pela homenagem e parabenizou o município pela iniciativa.
A Mostra fica aberta no museu Caldas Júnior até o dia 10 de agosto, no horário das 8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, visitas podem ser agendadas com a direção do Museu. Fone: 51.3662.2738.