Estado suspende cirurgias e internações eletivas pelo SUS
As cirurgias e internações eletivas pelo SUS estão temporariamente suspensas no Rio Grande do Sul, de acordo com a Portaria 281, de 31 de julho de 2009, assinada pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. A medida foi recomendada ainda aos hospitais privados do Rio Grande do Sul.
Outra determinação é a abertura extraordinária de leitos de UTI adulto, neonatal e pediátrico, além dos já habilitados emergencialmente, onde foram viáveis tecnicamente, com garantia de financiamento pelas regras do Sistema Hospital do SUS.
No mesmo documento, Terra determina que sejam colocados imediatamente em funcionamento todos os equipamentos para leitos de UTI disponibilizados pelo Estado. Para isso será utilizada toda a capacidade instalada dos hospitais do SUS tecnicamente aptos para atender pacientes em estado grave, utilizando leitos clínicos, salas de recuperação e pronto atendimento.
A portaria finaliza determinando que todas as vagas tecnicamente capacitadas para atendimento de pacientes graves serão reguladas pelas Centrais de Regulação Municipais, em processo articulado e coordenado pela Central Estadual de Regulação Hospitalar.