Fase em Osório? População é contra, mas e daí?
Nos últimos dias não se falou em outra coisa na cidade que não a instalação da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Osório.
A população em sua imensa maioria é contrária, mas quem está no poder a quer.
Para se ter uma idéia, em enquete aqui no Litoralmania, o resultado parcial aponta que mais de 70% dos internautas são contrários ao projeto.
Fase II
Na sexta-feira (02), houve uma espécie de debate na Rádio Osório com o Prefeito Romildo Bolzan, o Presidente da Câmara de Vereadores de Osório Rossano Teixeira e a Juíza da Infância e Juventude Drª. Conceição Sampaio. Todos eles defendendo a instalação deste “magnífico” projeto.
Contrário na mesa, apenas o presidente da Associação Comercial da cidade, Gilson Becker, o que demonstra o número desigual proposto neste “debate”.
Isto, sem falar que tínhamos três pessoas de boa oratória, calejados de discursar e expor suas idéias em público.
Fase III
Depois de muito blá, blá, blá, alguém disse mais ou menos assim. “Osório não quer ser a capital do Litoral Norte? Então tem que arcar com os ônus”.
Sim, vamos novamente levar este peso nas costas, arcando com os chamados ônus, mas aí eu pergunto, onde estão os bônus?
Vale lembrar que nos últimos anos perdemos para cidades da região a Receita Federal, INSS, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, isto só para citar alguns.
Fase IV
Osório terá de receber uma unidade de ressocialização de jovens já que é a sede da Vara da Infância e Juventude do Litoral Norte. Será que os municípios vizinhos não querem esta honra para eles? Assim como fizeram com as instituições acima?
Audiência Pública
Deveria ter acontecido uma Audiência Pública para tratar do assunto na tarde dessa sexta-feira (02), mas por determinação do prefeito, ela foi cancelada.
Audiência Pública II
O argumento usado para o cancelamento é que teremos a troca de governo dentro de alguns dias.
Sai o PSDB e entra o PT e não se saberia como os novos governantes irão tratar o assunto.
Audiência Pública III
Seria realmente este o motivo? Vale lembrar que o partido do prefeito (PDT), mesmo tendo perdido a eleição, juntamente com o PMDB, em uma “lavada” histórica, faz parte do futuro governo petista sendo que, inclusive, o deputado Ciro Simoni abrirá mão do mandato de deputado, para assumir a pasta da saúde do estado.
Ora, se faz parte do governo, não seria simples pegar o telefone e ver como o assunto será tratado no próximo governo? E mais, Romildo é o atual presidente estadual da sigla.
Audiência Pública IV
Penso que a situação já esteja definida, a FASE irá sim ser instalada no município, a Audiência Pública seria apenas uma forma de confirmar isto.
Mas, o que não estava nos planos era toda esta mobilização da comunidade de Osório.
Carro de som, adesivos, campanhas na internet… Pegou de surpresa a todos.
Coragem
Mesmo sendo contrário a instalação da Fase no município, acho louvável a coragem de Romildo Bolzan Jr. (PDT) e Rossano Teixeira (PP).
Eles estão lutando por uma causa que vai contra a opinião pública, a mesma que daqui a dois anos irão procurar, bater-lhe nas costas e pedirem um “votinho” na próxima eleição.
Podem falar o que quiserem dos dois, mas que ambos estão sendo ousados nesta situação, isto ninguém pode negar.
Vereadores
Penso que a população de Osório, deva saber a opinião das pessoas que ela colocou no poder. Já sabemos que o prefeito Romildo e o Presidente da Câmara de Vereadores de Osório se manifestaram a favor durante debate na rádio.
Entrei em contato com Eudes Corrêa, assessor de imprensa do legislativo osoriense e pedi a ele um balanço dos vereadores que são contrários e a favor.
Segue abaixo o resultado parcial:
Doca (PP) – Contra.
Denílson (PT) – Ainda sem posição formada. Irá ouvir as partes antes.
Júlio Ramos (PMDB) – Contra.
Luiz Ramos (PDT) – Contra. (Conversei pessoalmente e disse ter sido o primeiro a ter levantado a bandeira contrário à instalação).
Ivan Borba (PDT) – Contra.
Rossano Teixeira (PP) – A favor.
Zé Luciano (PMDB) – Contra. (Atualizado após a publicação).
Os dois vereadores abaixo não foram localizados na tarde dessa sexta-feira (03), para se manifestarem.
Valério dos Anjos (PDT), Belinha (PDT).
Fracasso
Depois do fracasso nas negociações com a fábrica da Dado Bier e do Pólo Metal Mecânico, o prefeito Romildo poderá enfim comemorar a vinda de algo novo para cá, a unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
Tríplice Coroa
Já temos a Penitenciária Modulada Estadual de Osório, agora a FASE, estará faltando apenas uma cadeia feminina para a Tríplice Coroa, a qual deve ser o sonho de alguns. Estes são os ônus, agora me mostrem os bônus. A coluna está aberta.