Escolas estaduais devem ter jogo de xadrez como suporte pedagógico
Implantar o ensino do xadrez nas escolas públicas estaduais é o objetivo do Projeto de Lei 151/2009, encaminhado pelo deputado Alexandre Postal (PMDB). A matéria tramita na Assembleia Legislativa e dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Ensino do Xadrez (PEX). A expectativa do proponente é que o projeto seja votado ainda neste ano. “A intenção é despertar nas crianças e jovens melhor estruturação do raciocínio e desenvolver a capacidade de planejamento”, afirma Postal.
A ideia é que a prática do jogo de xadrez seja instituída como suporte pedagógico para as disciplinas do currículo. De acordo com o PL, para a implementação do PEX deverão ser feitas parcerias pelos Poderes Públicos Estaduais e Municipais, por meio das Secretarias de Educação, com vistas a firmar convênios com clubes, associações, federações e entidades legalmente constituídas. A iniciativa privada também poderá apoiar por meio de patrocínios para a participação em competições e parcerias com o Poder Público.
O Projeto de Lei teve por base proposição apresentada no evento Deputado por Um Dia, encaminhada por estudantes do Colégio Estadual Monsenhor Peres, de Vista Alegre do Prata, no dia 29 de junho. A matéria também é inspirada na experiência da Escola Estadual Nova Bréscia, que credita à prática do xadrez o alto desempenho dos seus alunos na disciplina de matemática. A instituição é a vencedora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Postal destaca que se entusiasmou com esta metodologia. “As várias correntes filosóficas, sociológicas e pedagógicas são unânimes em afirmar a enorme utilidade prática do ensino do xadrez nas escolas”, justifica.
Objetivos
Os objetivos apresentados pelo PL 151/2009 são oferecer uma atividade de lazer sadia e educativa para a juventude; propiciar a melhoria do poder de concentração, com a consequente otimização do aproveitamento dos alunos nas outras disciplinas; melhorar no aspecto intelectual o desenvolvimento do espírito, da análise e síntese, propiciando uma melhor estruturação do raciocínio e um desenvolvimento maior de memória e da atenção; melhorar, no aspecto psicossocial, o autocontrole, a paciência, a perseverança, o respeito aos outros, a modéstia e a honestidade, e melhorar o clima de expansão de aceitação da classe e tornar mais fáceis as relações entre adultos e crianças.