Estado estuda novo presídio para Torres
Além das reformas que está executando no Presídio Estadual de Torres, o Governo do Estado estuda regiões em que possa implantar uma nova unidade prisional de médio porte, com capacidade para até 300 apenados. Com objetivo de verificar a existência dessa área em Torres, uma comitiva da Secretaria de Obras do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) esteve em Torres na quinta-feira, dia 13, mantendo audiência com o prefeito João Alberto e o vice-prefeito Valmir Daitx Alexandre Pardal.
O arquiteto Odir Bacaren, Diretor de Obras da Secretaria de Obras Públicas do Estado, explicou que o Governo estadual trabalha com antecedência no planejamento desse tipo de obras – no caso um Presídio -, qualificado como um equipamento urbano e de impacto na comunidade. Assim, verifica a possibilidade e o interesse do município de Torres receber um presídio de médio porte (além de executar a reforma do atual, que passará a ter capacidade para até 63 apenados e cujas obras devem estar concluídas até o final de 2009).
Prefeito e vice-prefeito ouviram a solicitação do Governo do Estado e ficaram de estudar a questão de acordo com os interesses da municipalidade. Participaram também da reunião a juíza da 3ª Vara Criminal de Torres, Liliane Mog da Silva, o vereador José Ivan Pereira, o presidente da Seccional da OAB Torres, Ivan Brocca, o comandante da Brigada Militar, major Braga, o delegado regional Prisional, Valdir Amaral, o Diretor de Segurança da Susepe, Jorge Henrique, e o arquiteto da Susepe, Paulo Ribeiro, além da diretora do Presídio Estadual de Torres, Isis Nelly.