Vida & Saúde

Café Convívio une família e dependente químico em Osório

Há duas semanas, o programa de recuperação de dependentes químicos Desafio Jovem, de Três Coroas, está desenvolvendo em Osório um dos seus serviços para ajudar os jovens e seus familiares na cura da dependência química.

Trata-se do Café Convívio, onde com a ajuda de 12 instrutores, as famílias, através de um bate-papo descontraído, aprendem a lidar com o problema do dependente e como recebê-lo, em casa, após a reabilitação, ajudando a reestruturar o lar de quem
enfrenta o problema da droga. A família e o dependente são atendidos, separadamente, e, depois, ocorre a interação da família com o dependente, regado a chá e bolachinha, por isso o nome Café Convívio.

Um dos coordenadores do programa, Filipe Benin destaca a principal motivação do projeto. “O Café Convívio tem como objetivo a preparação da família para a reintegração do dependente químico de volta ao convívio familiar. A gente procura acompanhar a pessoa que está dependente química, acompanhando ela dia após dia e também instruimos a família como receber a pessoa que está retornando ao convívio familiar”, afirmou Benin.

O Café Convívio já ocorre há 25 anos em Portugal e há menos de um ano veio para o Brasil e já ocorre em 11 cidades gaúchas. O Desafio Jovem, de Três Coroas, há algumas décadas realiza o trabalho de recuperação de dependentes químicos no Estado. O Café Convívio ocorre toda a quarta-feira, a partir das 20horas, na rua Tolentino Gonçalves Correa, nº 1289, bairro Caravágio. O telefone para contatos é o 96783090 e 81857678. O programa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Osório e do Conselho Municipal de Entorpecentes – Comen.

Comentários

Comentários