Educação

Feira do Livro de Torres terá estrelas da literatura estadual

Depois de anunciar o poeta Fabrício Carpinejar como patrono da IX Feira do Livro de Torres, a comissão organizadora confirma também a presença da escritora Martha Medeiros e do chargista Iotti. Eles são gaúchos e têm seu talento literário reconhecido nacionalmente. A IX Feira do Livro de Torres acontecerá de 24 a 27 de setembro, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha numa realização da Prefeitura, Sesc e Ulbra Torres.

Martha Medeiros (1961) é gaúcha de Porto Alegre. Atuou na área de publicidade, mas em 1993, depois de três livros publicados, decidiu se dedicar somente à literatura. Tem 16 livros publicados. Seu primeiro livro, Strip-Tease foi publicado em 1985. O nono livro, Trem-Bala (1999) foi adaptado com sucesso para o teatro. Já o 11º livro, Divã (2002), deu origem a uma peça e depois a um filme, estrelados pela a atriz Lilia Cabral, no papel de Mercedes. Escreveu um livro infantil, Esquisita como Eu (2004), e os últimos são: Tudo que Eu Queria te Dizer (2007) e Doidas e Santas (2008). Ela escreve crônicas para o jornal Zero Hora e é colaboradora de publicações nacionais.

Carlos Henrique Iotti (1964) nasceu em Caxias do Sul. Ele é jornalista (UFRGS) e cartunista, mas é mais conhecido como o criador do personagem Radicci. Desenha desde os 16 anos. Em 1983, no jornal Pioneiro, criou o Radicci (depois veio a família: a mulher Genoveva, o filho Guilhermino, o pai Anacleto e outros). Radicci nasceu meio super-herói, mas acabou mudando, e encarnou o mais legítimo colono italiano e se popularizou. Em 1997, Iotti ganhou o HQ Mix, prestigiado prêmio de quadrinhos brasileiro. Hoje é chargista de Zero Hora.

Comentários

Comentários