Apresentado balanço sobre ações do Estado contra a gripe A
Na presença do secretário da Saúde, Osmar Terra, do subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, o capitão Alexsandro Goi expôs o trabalho desenvolvido com o apoio de efetivos da Brigada Militar, desde julho, quando o órgão iniciou as atividades junto ao Comitê de Gerenciamento da Influenza A (H1N1).
Em seu pronunciamento, o capitão Goi falou da atuação da autarquia junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde, subsidiando os profissionais do órgão para que se concentrassem na efetiva operacionalidade frente à pandemia.
Outro ponto levantado foi a principal atividade da Defesa Civil, que realiza o controle de distribuição e administração do remédio Tamiflu em todo o Estado, que ocorre diretamente com as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde, que contemplam todos os 496 municípios do RS.
Trabalho
A equipe da Defesa Civil trabalha no controle dos dados de internações, transferências para UTIs, altas e óbitos, em aproximadamente 360 hospitais do Estado. As informações são atualizadas diariamente e são fundamentais para orientar a Secretaria da Saúde sobre as ações a serem implementadas.
O grupo é responsável pelo atendimento às pessoas, orientações e instruções quanto a prevenção e onde se dirigir em caso de suspeita da doença.
A difusão das orientações dos protocolos do uso do Oseltamivir (Tamiflu), para gestantes, idosos, crianças e demais grupos de risco bem como para os adultos é também uma contribuição da Defesa Civil.