Desfiles da Semana da Pátria e Revolução Farroupilha serão unificados em Xangri-Lá
O principal objetivo é evitar a desnecessária exposição excessiva de crianças, senhoras, idosos e público em geral ao sol, frio, vento, ou mesmo à chuva. Ainda neste pensamento, está definido que escolas, entidades, associações, clubes e segmentos organizados vão participar do desfile com representações restritas, evitando também que o desfile se prolongue por muitas horas.
Também ficou definido que alunos dos pré-escolares e da educação infantil não participam do desfile. Uma outra forte razão para o adiamento e a posterior unificação dos desfiles está relacionada à questão da Gripe H1N1, que ainda preocupa as famílias da comunidade local e da região. Os organizadores também estão levando em conta que 20 de setembro é um domingo, além de feriado, em que há diversas comemorações previamente agendadas, além de respeitar as famílias que normalmente optam por permanecerem reunidas em suas residências.
Nos próximos dias, os organizadores vão definir o local, os participantes, o horário, a ordem de apresentação e o número máximo de integrantes de cada representação. Com esta inovação, a prefeitura de Xangri-Lá reitera que não pretende polemizar ou levantar qualquer questão relacionada a valores nacionais ou regionais. Os organizadores acreditam que a alteração está plenamente justificada pelas razões apresentadas.