Colunistas

O primeiro passo para o sucesso!

No mercado cada vez mais competitivo, a utilização de técnicas e ferramentas de gestão torna-se indispensável para aqueles que querem prosperar ou simplesmente manter seu negócio aberto. Antes mesmo de investir seu primeiro real no futuro negócio, o empreendedor já deve ter realizado uma série de estudos para verificar a viabilidade desta empresa. Vamos começar as colunas aqui no Litoral Mania com uma série que vai tratar justamente deste planejamento inicial. Falaremos sobre Plano de Negócios.

Antes de entrar no Plano de Negócios vamos as apresentações. Sou Formado em Administração pela Facos, atualmente membro da ADMLITORAL (Associação dos Administradores do Litoral Norte do RS). Gosto de estudar temas relacionados a gestão de negócios (foco desta coluna) e recentemente descobri uma nova paixão, comportamento humano, para ter um know-how neste assunto, estou concluindo em abril minha formação em coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

……Mas afinal, o que é um Plano de Negócios??

Plano de Negócios é um documento elaborado para analisar a viabilidade e a potencialidade do objeto em estudo (neste caso, vamos tratar de um novo empreendimento). Este documento reúne informações sobre as características, necessidades e condições do futuro negócio.

Antes de iniciarmos a formatação do Plano de Negócios, precisamos de uma série de informações. Ao se deparar com o volume de dados a serem coletados, muitas pessoas acabam desistindo do Plano de Negócios (PN). Desistir de planejar o seu negócio, pode ser um erro fatal.

Segundo uma pesquisa do SEBRAE, em 2004 49,4% das empresas fecham com até 2 anos de vida e 59% não passam dos 4 anos de existência. A falta de um planejamento inicial o negócio é sem dúvida uma das principais causas deste alto índice de mortalidade das empresas.

Se você pretende iniciar um PN, não desista, adquira o máximo de informações relevantes ao seu futuro negócio e não esqueça que um bom Plano de Negócios não nasce da noite para o dia. Lembre-se do velho ditado popular “A pressa é inimiga da perfeição”.

Agora você sabe que o PN vai lhe gerar um grande trabalho e esforço. Porém, os resultados obtidos com este planejamento podem lhe poupar um bom tempo na implantação do seu negócio e principalmente te alertar sobre um empreendimento não viável.

A saber: Muitos consultores de Plano de Negócios relatam que se você se dedicou ao seu plano, trabalhando muito, dando o melhor de si e levou seis meses para concluir este estudo, então provavelmente seu Plano de Negócios esta bom. Ou seja, você pode começar hoje a planejar o negócio que queira colocar no próximo verão.

Mãos a obra futuros empresários!!!!

O início do seu Plano de Negócios se dará pela coleta de dados. Muitas informações serão necessárias para construir este planejamento. Vamos começar pela caracterização da empresa e produtos/serviços. Você deve responder essas perguntas com calma, pensar bem antes de respondê-las.  Não esqueça futuro empreendedor de salvar as respostas:

Caracterização da Empresa:

– Qual será o nome da empresa?

– Qual a razão social?

– Quais produtos/serviços a empresa irá produzir, vender, oferece?

– Qual o endereço da empresa?

– Qual a sua experiência no ramo?

Produtos/Serviços:

– Que produtos/serviços a empresa irá oferecer? (Se vários, listar cada um separadamente).

– Como será feito o produto e/ou como os serviços serão prestados?

– Que necessidade dos futuros clientes estes produtos/serviços irão satisfazer?

– Qual a diferença destes produtos/serviços em relação aos da concorrência?

– Quais os preços cobrados pela concorrência?

– Quais os pontos fortes e fracos dos produtos/serviços que serão oferecidos?

– Haverá sazonalidade? O que será feito nestas épocas?

– Será preciso anunciar os produtos/serviços? Como?

Com este roteiro de perguntas você começará a ter informações extremamente importantes para o seu futuro negócio.

Na próxima coluna continuaremos falando sobre a coleta de dados do seu plano de negócios.

Fiquem ligados!!!!

Comentários

Comentários