Entrevista com Pablo Fernandes
Entrevistado: Pablo Fernandes
1 – Por que ser candidato (a) a vereador?
Minha vontade de ser vereador vem de muito cedo. Da minha maneira, sempre me preocupei com os problemas das pessoas e das comunidades mais carentes. Essa vontade de melhorar a vida dos outros faz parte de mim.
Sendo vereador, poderei criar projetos com ações concretas para o bem-estar da população do nosso município e terei mais estrutura e meios para fiscalizar o poder público. E além desse desejo particular, vejo que meu partido necessita de uma renovação.
Já trabalhei no setor privado e fui microempresário, mas me identifico mesmo com o trabalho na política e com a atuação junto à comunidade. Sou filiado à JS e ao PDT há 17 anos, mais da metade da minha vida. Também atuei em defesa dos estudantes. Fui eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e representei a universidade no Congresso da UNE em Goiânia em 2002. Em 2003, me elegi vice-presidente da JS/PDT de Santa Cruz do Sul e em 2009, fui eleito por consenso presidente da JS/PDT de Osório, quando reerguemos a Juventude, que estava estagnada.
Na JS/PDT de Osório, realizamos campanhas com a comunidade e nos engajamos em ações do partido no estado e no país. Reunimos cerca de 50 jovens para representar Osório no Congresso Estadual da Juventude do PDT, realizado em Porto Alegre. Junto com outros companheiros, representamos Osório no Congresso Nacional da JS/PDT na cidade de Praia Grande (SP).
Mais recentemente, trabalhei como assessor do vereador Gilmar Luz e coordenador administrativo da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Por último, fui assessor parlamentar do deputado Ciro Simoni, quando aprendi muito, e estou indicado para assumir um cargo de importância. Também estou cursando a graduação em Ciências Políticas na Ulbra, que me dará mais qualificação e ferramentas para atuar na área que sempre sonhei e para a qual considero que tenho dom.
Em resumo, a minha vontade de ajudar a melhorar a vida da comunidade e as experiências que tive na política, me permitirão ser um bom representante da comunidade no Legislativo, em especial dos jovens e dos mais carentes. Quero ser vereador para batalhar por melhorias para o nosso município. Um ditado que levo comigo é “igualdade para todos, privilégios somente para as crianças”, de Leonel de Moura Brizola.
2 – Caso você não seja indicado(a) pela Juventude do partido, mas tenha a chance de concorrer mesmo assim, você aceitaria? Ou não abre mão de ser pela Juventude?
Minha história política começou na Juventude do PDT, eu luto pelos jovens e pela renovação.
Essa é uma bandeira que desejo carregar. Tenho trabalhado para buscar apoio entre os jovens e muitas pessoas de outros partidos já migraram para nossa sigla por um convite meu, o que considero um reconhecimento e me deixa muito feliz. Estou trabalhando para reforçar a Juventude, pois tenho certeza de que, com uma a JS forte, conseguiremos eleger um vereador jovem.
Mas acredito que, para fortalecer a Juventude e renovar o partido, precisamos escolher apenas um candidato. É claro que minha vontade é ser esse representante, mas essa é uma escolha que deve ser feita pelos jovens filiados na JS em um ato democrático, por consenso ou por votação. Acredito que os jovens podem fazer a diferença nas próximas eleições, inclusive para elegermos a majoritária.
3 – Em sua opinião quais são as suas maiores qualidades?
Acredito que minha força de vontade, determinação, meu jeito alegre e simples de ser e a vontade de ver e fazer as pessoas felizes.
4 – E os seus maiores defeitos?
Falta de paciência e, às vezes, tomar atitude sem pensar, que fazem eu me arrepender depois.
5 – Caso eleito (a), qual a área que você pensa em dar mais ênfase?
O vereador tem que atuar em benefício de todos os cidadãos, mas pretendo me dedicar principalmente a projetos que visam proporcionar uma vida melhor para as comunidades mais carentes. Inserindo as pessoas de menor renda na educação, dando oportunidade de emprego e um acesso aos serviços de saúde, toda a sociedade será beneficiada. Isso porque aumentará o poder de compra e a igualdade entre os cidadãos.
Outra área que quero atuar com ênfase é na prevenção e no combate às drogas, de forma concreta, criando estruturas no município para prevenir que nossos jovens entrem nesse mundo. Pretendo batalhar pela criação de uma Unidade de Tratamento de Dependentes Químicos em nossa cidade, para que possamos tratar esses pacientes e dar apoio a suas famílias.
Tenho esse desejo porque senti na pele, junto com minha família, o que é sofrer por causa dessa doença, capaz de desestruturar infância, juventude, trabalho e toda a vida de uma pessoa. Não preciso e não tenho que esconder nada de ninguém, pois sempre admiti meus erros e aprendi com eles. Me sinto um vencedor a cada dia que passa, graças à minha força de vontade e ao apoio dos meus amigos, da minha família, da minha esposa e do meu filho Pedro, de 1 ano e 6 meses, que um dia vai entender tudo e ter orgulho do pai que tem.
Vivo um dos melhores momentos da minha vida, pois dinheiro e coisas materiais ajudam, mas não trazem felicidade. Para ser feliz basta estar de bem consigo mesmo. E aqui faço um apelo: não julguem as pessoas por usarem drogas, tentem ajudá-las, pois a dependência química é uma doença comprovada. Mas o melhor disso tudo é que existe tratamento e eu sou um exemplo disso. Aproveitei para desabafar um pouco, pois muitas pessoas me julgam, mas eu rezo para que ninguém de suas famílias passe por esse problema.
6 – Governo Romildo Bolzan Jr. está chegando ao seu final. Que nota você daria de 5 a 10? Por quê?
É visível que Osório vem crescendo rapidamente e, o mais importante, com qualidade de vida. O município está ganhando reconhecimento nacional e até internacional.
Muito disso se deve à administração competente de nosso prefeito e também a todos os partidos que fazem parte do governo municipal. As obras de infraestrutura realizadas pela administração do Romildo trazem para nossa cidade um número maior de turistas e sei que podemos melhorar ainda mais. Avançamos na habitação, educação, saúde e em tantas outras áreas.
Termos Ciro Simoni como secretário da saúde do Estado e Romildo Bolzan Jr. como presidente estadual do PDT também contribui muito, além de contarmos com dois parlamentares no Congresso, Vieira da Cunha e Alceu Moreira, defendendo nosso município e nossa região. Ainda devemos muito à Facos, que qualifica os nossos cidadãos e é referência no Litoral Norte, e ao magnífico parque eólico, que nos dá destaque em nível mundial, como importante fonte de energia limpa e renovável.
Por constatar todo esse desenvolvimento e muitas melhorias no município, daria nota 9. Sei que podemos avançar ainda mais, e é isso que vamos fazer.
7 – Osório poderá abrigar uma unidade da Fase – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo Regional do Rio Grande do Sul. Recentemente no Litoral mania foi feita uma pesquisa, onde 75% dos internautas se mostraram contrário a isto. Você é contra ou a favor e por quê?
Tendo a informação de que a Fase em Osório não é mais prioridade para o governo do Estado, os debates deram uma trégua, mas quando o assunto voltar à tona, será uma decisão muito importante e a população precisa ser ouvida.
Assim como o espaço aberto no Litoral Mania, precisam ser oportunizadas outras formas de a população opinar.
E acima de tudo, devemos conhecer o projeto com todos os detalhes, para, daí sim, formarmos nossa opinião. Eu sou a favor do que a população decidir e do que for melhor para nossa cidade.
8 – Deixe seu recado final para os internautas.
Antes de deixar minha mensagem, gostaria de parabenizar o colunista Rogério Bernardes e agradecer pelo espaço democrático proporcionado, que é muito importante não só para nós, pré-candidatos a vereador, mas para a JS/PDT e para os cidadãos osorienses.
Por fim, gostaria de estimular as pessoas a participarem cada vez mais da política. Sei que muitos estão descontentes com situações que ocorrem em nosso país, mas o recado que eu gostaria de dar é para que não se desinteressem. Vivemos numa democracia e escolher nossos representantes é um direito nosso. A política tem tudo a ver com a vida e o dia a dia de cada um de nós, por mais que às vezes a gente prefira deixar o assunto de lado.
Chegou o momento de termos isso mais presente, de participarmos mais e de renovarmos. Por isso agradeço e parabenizo todos os que deixaram comentários nessa coluna – de forma especial e particular às mais de 120 mensagens em meu apoio – e convido a continuarmos debatendo. É dessa forma que vamos construir um futuro melhor. Quero deixar aqui um abraço ao companheiro e amigo Vinícius Fich também para a Grabriela Alves e de uma forma muito especial ao meu amigo de infância Mário Henrrique Benfica que também é um jovem comprometido com a política.