Educação

Alunos da FACOS criam protótipo movido à bateria

A 6ª Maratona de Eficiência Enérgica, realizada no Kartódromo Ayrton Senna (São Paulo/SP), nos dias 5, 6 e 7 de novembro deste ano, terá a inédita participação dos acadêmicos da CNEC/Osório. Os alunos do curso de Matemática da FACOS Maico Rodrigues (6º semestre), Matheus Pires (6º semestre) e Jonas Cesário (8º semestre), sob a coordenação do professor e coordenador do curso Darlan Godinho, participarão na modalidade para carros elétricos. O carro, fabricado artesanalmente, já percorreu 10 Km e atingiu a velocidade de 17,4 Km/h durante os testes. Pode parecer pouco, mas trata-se de uma grande façanha.

A Maratona de Eficiência Energética reúne competidores de universidades de todo o país. A maioria dos concorrentes são de cursos de Engenharia Mecânica e Design. A participação de alunos de Matemática é inédita no evento. Em 2008, a Anhembi Morumbi (São Paulo/SP) foi a vencedora na categoria Gasolina. Já os alunos da Universidade Federal de Santa Maria levaram o prêmio na categoria Elétricos. Para este ano, os organizadores do evento criaram a categoria Etanol.

Para concorrer com os adversários gaúchos, a equipe Ventos do Sul, composta pelos alunos da FACOS, criou o protótipo denominado Tubo da Água, fabricado com canos de PVC comum (tamanho 40) e alumínio. A bateria utilizada, igual a de uma moto 125 cc (12V 6Ah), e os aros das três rodas são comuns a todos os competidores. A meta da equipe é fazer com que o Tubo da Água percorra 31 Km. O vencedor da competição será aquele obtiver o melhor desempenho, ou seja, percorrer a maior distância.

Apesar da disposição e força de vontade dos acadêmicos, algumas melhorias ainda precisam ser feitas.

– O incentivo de alguns apoiadores será fundamental para que possamos atingir um melhor desempenho e competir de igual com as outras equipes – afirmou Maico, um dos idealizadores do carro. Mesmo assim, os resultados obtidos até o momento servem como prêmio para os acadêmicos, que tomaram a iniciativa de desenvolver um importante projeto que poderá render frutos para o futuro da sociedade.

Comentários

Comentários