Vida & Saúde

Idosos terão medicamentos excepcionais e especiais entregues em casa

Uma iniciativa pioneira do governo gaúcho, por meio da Secretaria da Saúde, vai oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 60 anos a possibilidade de receber medicamentos excepcionais e especiais em seus domicílios. A medida faz parte da política pública do governo do Estado em atenção a pessoas da terceira idade e segue princípios do Estatuto do Idoso.

Com o lançamento deste novo programa – chamado Remédio em Casa para Idosos -, dia 1º de outubro, serão beneficiados cerca de 24 mil pacientes do SUS que precisam de tratamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson, osteoporose, glaucoma, depressão e hiperplasia de próstata. Já o encaminhamento de medicamentos básicos de grande uso, como aspirina, antibióticos mais comuns e remédios para controle da pressão arterial, fica a cargo dos municípios.

A entrega dos medicamentos excepcionais e especiais pelo Estado será feita por meio dos Correios e Telégrafos, em toda a zona urbana onde a empresa distribui correspondências comuns. Além do conforto que isso vai proporcionar aos pacientes beneficiados, o sistema vai diminuir as filas nos guichês e salas de espera das farmácias de medicamentos excepcionais e especiais para os pacientes com menos de 60 anos.

Para ser atendido pelo programa, além de ser usuário do SUS e ter acima de 60 anos, é preciso ter cadastro administrativo atualizado para o recebimento de remédios excepcionais ou especiais. Quem ainda não se cadastrou, precisa apresentar exames, receituário do SUS e laudo médico, cópias do Cartão Nacional de Saúde, da carteira de identidade, do CPF e de comprovante de residência.

Depois de protocolar o pedido para ter o medicamento recebido em casa, o paciente deverá procurar sua farmácia de referência, junto à Secretaria de Saúde de seu município, para ter acesso ao tratamento até ser comunicado de que contará com a entrega a domicílio.

As duas únicas exceções são para aqueles que residem em Porto Alegre ou em Santa Maria. Na Capital, os usuários deverão se dirigir à Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado (FME), na Avenida Borges de Medeiros, esquina com a Rua Riachuelo. Em Santa Maria, deverão procurar a sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, na Rua André Marques, 675.

Comentários

Comentários