Informações sobre IPVA são disponiblizadas por e-mail
O serviço disponibilizado no site www.sefaz.rs.gov.br, no link IPVA, é opcional e totalmente gratuito ao usuário. O objetivo, além de facilitar o acesso às informações, é reduzir custos com correspondências. A cada ano, impressão e envio desses documentos em papel aos proprietários de veículos custa aproximadamente R$ 2 milhões à Secretaria da Fazenda, além do custo ambiental.
Uma vez cadastrado, o usuário deixa de receber os documentos em papel, mas tem acesso, por e-mail, às mesmas informações do calendário anual da Receita Estadual. Para cada veículo, deverá ser feito um cadastro eletrônico, identificando um ou mais e-mails para o recebimento das informações. Quando ocorrer a troca do proprietário, as informações automaticamente voltam a ser enviadas em papel ao novo titular.
De acordo com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, o envio eletrônico das informações sobre o IPVA é mais uma facilidade disponibilizada aos contribuintes do Estado, fazendo parte das iniciativas da Secretaria da Fazenda em busca de melhorias no atendimento ao cidadão, através de um meio eficiente, seguro, rápido e econômico para obtenção de dados a respeito do imposto.