Geral

Santo Antônio recebe mais uma homenagem pelo bicentenário

O município de Santo Antônio da Patrulha foi destacado mais uma vez no Grande Expediente da Assembléia Legislativa. Desta vez a iniciativa foi da Mesa Diretora da Casa, homenageando os municípios que em 2009 estão completando bicentenário e também aos 32 que completam 50 anos.

O presidente da AL, Ivar Pavan (PT), usando a tribuna, lembrou a história da formação dos municípios no Rio Grande do Sul. “O municipalismo no RS teve início em 1809. Naquele ano, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha foram estabelecidos como Vilas da Capitania de São Pedro.

O processo, que resultou na criação dos quase 500 municípios do Rio Grande do Sul atuais, teve início a partir do desmembramento dos primeiros quatro.” A história mostra que a criação de novos municípios é uma forma de potencializar o desenvolvimento local.

Temos a convicção de que o Pacto Federativo precisa ser fortalecido e respeitado. E este fortalecimento tem a sua base nos municípios.” Pavan agradeceu ao professor Gervásio Rodrigues Neto, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RS, que trouxe até a AL a idéia desta homenagem, à professora Liana Bach Martins, pelos subsídios, e à contribuição da Comissão de Assuntos Municipais da Casa.

Deputados Estaduais de todos os partidos que compõe a Assembléia Legislativa se manifestaram, homenageando os municípios. Uma comtitiva de Santo Antônio da Patrulha, que contou com a presença do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Antônio Carlos Brito prestigiram o evento.

O Deputado Estadual Mano Changes entregou a Medalha da Legislatura ao prefeito Daiçon Maciel da Silva, que não escondeu o orgulho de ser prefeito de uma cidade de 200 anos: “quero agradecer ao Deputado Pavan pela iniciativa, bem como todos os deputados pelo carinho ao nosso município e pela placa que recebemos, que deixa marcada esta homenagem.”

Comentários

Comentários