Assembleia cria comissão para ajudar população atingida por temporais e enchentes
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa anunciou, na manhã desta terça-feira (24), a criação de uma Comissão de Representação Externa para tratar dos prejuízos provocados pelos temporais e enchentes que se abateram sobre o estado nos últimos dias. A comissão será formada por cinco representantes das comissões de Assuntos Municipais e Agricultura, coordenados pela Presidência e 1ª Secretaria da Casa.
Os parlamentares indicados irão visitar as regiões mais atingidas e apresentar relatório para ser encaminhado aos governos estadual e federal. “É uma medida necessária diante da gravidade da situação”, afirmou o presidente Ivar Pavan (PT), ao apresentar a proposta durante reunião da Mesa. “Neste momento, precisamos nos mobilizar para ajudar aqueles que estão sofrendo com a situação”.
O deputado Giovani Cherini (PDT), 1º Secretário da Casa, chamou a atenção para a gravidade da situação e a importância de o Parlamento gaúcho colaborar para buscar ajuda aos municípios e populações mais atingidas. Cassiá Carpes (PTB) precisou sobre a necessidade de se fazer um levantamento por regiões, dadas as peculiaridades e os prejuízos específicos de cada um. Adão Villaverde (PT) ratificou a idéia, enfatizando que o litoral precisa de telhas e materiais de construção, enquanto a zona sul demanda mais por consertos na rede elétrica e a fronteira está sofrendo com enchentes.
O deputado Miki Breier (PSB) salientou a importância de se acionar os ministérios, principalmente na ajuda a escolas e à população que teve suas casas atingidas. O deputado Frederico Antunes (PP) propôs uma ação coordenada com a bancada federal, que, segundo ele, “é quem pode colaborar mais diretamente nesta situação”.