Professor Digital já ultrapassa as 6 mil adesões
Servidores e professores da Educação aprovaram o programa Professor Digital. Aberta as inscrições para a compra facilitada de notebooks na segunda-feira (14) e, em quatro dias de programa, 6.686 já aderiram ao programa. As inscrições para a compra de três modelos de computadores portáteis podem ser feitas até 10 de janeiro pelo endereço eletrônico www.professor.rs.gov.br.
Docentes e funcionários ativos e inativos estão autorizados a participar. Nesta quinta-feira (17), o modelo Positive Móbile com HD de 320 GB, memória RAM de 3 GB e monitor LCD de 14 polegadas foi o de maior procura, com 2.727 inscrições com o preço final de R$ 1.579,00. No mercado, este mesmo modelo está 35% mais caro. O pagamento pode ser parcelado em até 36 vezes através do Banrisul.
A proposta do programa Professor Digital é a complementação do programa Sala de Aula Digital. “A infraestrutura é um primeiro passo para a inclusão digital, o contato direto dos educadores com os computadores é que possibilita o aprendizado digital”, afirma o chefe de tecnologia da informação da Secretaria da Educação (SEC), Maicon Lovato. Foi realizado estudo pela secretaria identificando os modelos de computadores já utilizados em outras secretarias de outros Estados para a implantação da nova forma digital de ensino.
Em Goiás foi estabelecida uma licitação para diminuir o custo dos aparelhos, mas a adesão de dois mil educadores é considerada baixa. Em Pernambuco disponibilizou-se uma linha especial de financiamento aos educadores. No Estado de São Paulo foi aberta licitação para empresas e o computador pôde ser adquirido com os juros subsidiados pelo Governo. Esse último estado serviu de formato base para os gaúchos, que agregaram ao programa a possibilidade de escolha de uma das três empresas licitadas: Lenovo, Itautec e Positivo.
O Estado prevê que a adesão possa chegar a 130 mil servidores. Caso este número seja atingido, o programa será uma das maiores iniciativa de acessibilidade digital de professores na America Latina. A expansão para os municípios e a Uergs está programada para o próximo ano.