Mirante é inaugurado no Morro da Borússia em Osório
Na noite deste domingo, dia 20, ocorreu a sua inauguração.
Com a apresentação da banda da Brigada Militar de Porto Alegre regida pelo Sargento Moreira, na noite com clima agradável e convidativo, foi descerrada a placa inaugural e cortada a fita que deu acesso ao local.
A construção do mirante é a compensação ambiental pela instalação do Parque Eólico na cidade e o seu presidente Telmo Magadan, da Ventos do Sul, prestigiou a cerimônia de inauguração. “Eu tenho uma alegria muito grande em presenciar o desenvolvimento de Osório. É um momento muito especial, sem essa parceria com a Prefeitura, esses investimentos não acontecem. A grande compensação ambiental do Rio Grande do Sul é o Parque Eólico de Osório, que possamos vislumbrar horizontes mais longos”, disse Magadan que prevê investimentos de 300 milhões de reais em Osório.
O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior destacou que o mirante faz parte de todo um projeto turístico da cidade. “Vamos completar este projeto com o teleférico e com o turismo náutico”, afirmou o Prefeito que ainda destacou a importância da vinda do complexo de energia eólica para a cidade. “Toda a imagem de Osório está vinculada ao Parque Eólico de Osório, o parque deu uma identidade para a cidade”, disse o Prefeito.
O mirante é uma plataforma de 50m², com altura equivalente a quatro andares e possibilita uma visualização de 360°, mostrando todo o Parque Eólico, o complexo das lagoas do município, as praias de Tramandaí, Capão da Canoa e outras cidades da região do Litoral Norte do Estado, além de mostrar a parte posterior do morro de Osório. O mirante ainda possui iluminação especial podendo ser visitado à noite, com segurança 24h e a entrada é gratuita.
A nova atração turística do litoral tem acesso facilitado pela BR 101, Km 98, através de uma estrada asfaltada e iluminada. A vista está integrada com o meio ambiente e contará com um centro de informações turísticas e ecológicas direcionadas às riquezas da Mata Atlântica, educação ambiental e tecnologias renováveis. O mirante ainda contará com estacionamento, numa área próxima ao local. O custo da obra para a Prefeitura é estimado em 250 mil reais e outros 500 mil reais representam a contrapartida ambiental do Parque Eólico.