Geral

RS lidera venda de equipamento para irrigação agrícola no Brasil

A governadora Yeda Crusius recebeu do secretário da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, nesta terça-feira (29), a informação transmitida pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) de que houve aumento de 20% na aquisição do aparelho chamado pivô central no Rio Grande do Sul. Enquanto isso, no país, houve redução de 40% nas vendas do equipamento.

O pivô central é um sistema utilizado na agricultura irrigada. Em uma área de cultivo, é montada uma estrutura suspensa, com tubulação na parte central, de onde a água é lançada em forma circular sobre a plantação.

Segundo Rogério Porto, o sistema é o melhor para irrigação de grãos e pastagens. “O setor está em crise no país, mas, no Estado, vemos crescimento. Isso se deve à política da governadora de incentivar a irrigação, mesmo com a enchente que tivemos”, afirmou o secretário.

No encontro com a governadora, o secretário também anunciou o encontro anual da Abimaq, que em 2010 será realizado em Santa Maria, em abril. Conforme Porto, será uma oportunidade de apresentar a investidores nacionais experiências do Rio Grande do Sul em irrigação que o Brasil ainda não conhece. Também poderá ser mostrado o projeto de construção de microaçudes do governo do Estado, que faz parte do Programa Estruturante Irrigação é a Solução.

Em continuidade ao programa, serão visitados pelo governo do Estado, entre 18 e 28 de janeiro, 55 municípios onde deverá se iniciar a construção de microaçudes. Além disso, será feita licitação para atender mais 63 municípios. “Com isso, o Estado terá mais de 120 municípios atendidos com microaçudes e cisternas”, disse Porto.

Comentários

Comentários