Clima chuvoso aponta para maior incidência de doenças no arroz
“O produtor rural que almeja a racionalização e eficiência no uso de insumos deve trabalhar com um planejamento antecipado de suas ações. Para tanto, o uso de ferramentas gratuitas e de fácil acesso, como estes boletins online, são de extrema utilidade, embora, muitas vezes, sejam desconhecidas pelos agricultores”, comenta o engenheiro-agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) da área de manejo de doenças, Daniel Grohs.
Em arroz, de modo geral, as variáveis meteorológicas apresentam certa relação com a incidência de doenças. Precipitação pluvial, temperatura média do ar e disponibilidade de luz são as principais que favorecem a ocorrência de doenças. Desta forma, no cenário prognosticado para os próximos meses (quentes e chuvosos), há uma tendência de aumento do risco de ocorrência principalmente da brusone (Pyricularia oryzae) e das manchas foliares, com destaque para a mancha-parda (Bipolaris oryzae).
O produtor deve estar atento ao número de dias nublados ao longo do período reprodutivo, pois estes favorecem uma alta produção de esporos pelos fungos, especialmente a brusone.