Geral

Baleia encontrada morta é enterrada em Torres

Uma baleia da espécie Cachalote (um macho adulto) medindo cerca de 17 metros de comprimento e pesando quase 35 toneladas foi encontrada morta na quarta-feira pela manhã, dia 27, na Praia Grande, próximo ao posto 6, em Torres. O animal foi avistado por volta das 8h30 encalhado na preamar.

A Prefeitura foi acionada e providenciou sua remoção e enterro nas dunas da Praia Grande para retirada dos ossos dentro de aproximadamente dois anos.

Três retroescavadeiras e dois caminhões participaram dos trabalhos e parte das areias misturadas com a gordura do animal foram retiradas da praia. Mesmo com mau cheiro quase insuportável, milhares de pessoas se juntaram na preamar para assistar.

As operações foram coordenadas pelo secretário municipal do Meio Ambiente de Torres, Aristeu Moreira, e pelo chefe do Refúgio de Vida Silvestre do Instituto Chico Mendes em Torres, Nei Cantarutty.

O Refúgio é um órgão do Ministério do Meio Ambiente que monitora as atividades da fauna e flora no mar e em águas federais. Segundo a zoóloga Gizelaine Guazzelli, que acompanhou as operações, provavelmente a baleia morreu em alto mar há cerca de um mês e foi trazida para a costa pelas correntes marítimas. Diferente da espécie Franca que nada junto à costa, a Cachalote nada em alto mar, em águas profundas.

Em 1998, um baleia da espécie Jubarte, também de água profundas, foi encontrada morta na praia Paraiso e ali enterrada. Seus ossos foram retirados cerca de dois anos depois e o esqueleto remontado no Parque da Guarita.

Não há como definir a causa da morte. Possivelmente natural ou até doença.

Comentários

Comentários