Operação Golfinho forma 42 Salva-Vidas Mirins em Imbé
A formatura aconteceu na beira-mar, próximo a Guarita Central dos Bombeiros. O prefeito Darcy Luciano Dias, o major Eduardo Biacchi Rodrigues e o Capitão Luís Fernando Silveira Abreu participaram da solenidade.
A primeira turma do projeto, formada por crianças de 7 a 11 anos, aprenderam o significado das bandeiras, cuidados com o banho no mar, demonstração de salvamento, dicas de segurança, educação ambiental, cuidados com o sol e prevenção a acidentes domésticos.
Segundo o Capitão Luís Fernando Silveira Abreu, o projetos visa a educação e a orientação, além de criar uma nova consciência entre os participantes. “As crianças e os adultos que participaram das primeiras edições dos programas hoje são responsáveis pela redução, a cada ano, nos números de afogamentos e salvamentos”, explicou o capitão.
O Salva-Vidas Mirim é um programa institucional do governo do Estado, executado por meio da Brigada Militar. A atividade ocorre há dez anos nas praias do litoral norte e sul.
A ação é desenvolvida nas principais praias gaúchas com o objetivo do projeto de buscar disseminar o espírito de conduta preventiva de segurança na orla marítima, fazendo com que as crianças transmitam aos adultos e colegas hábitos seguros na praia. A meta é atingir mais de 4,5 mil crianças, que até essa etapa, já foram formadas 1,1 mil em todo o litoral norte.
As novas oficinas estão marcadas para iniciarem no dia 11 de fevereiro, com duração de três horas e atenderão 25 crianças por turma. Cada participante receberá o uniforme de salva-vida mirim, contendo camiseta, bermuda e boné. As atividades seguem até 28 de fevereiro, quando se encerra o Verão Legal RS 2010. As inscrições devem ser feitas nas praias, com pelo menos 30 minutos de antecedência, nas casas da Brigada Militar ou no local.
Para participar basta efetuar a inscrição e estar acompanhado de um responsável. A Brigada Militar orienta que as crianças estejam protegidas com filtro solar fator 30 ou superior.