Geral

Calor leva a novo recorde de energia elétrica no Rio Grande do Sul

O Grupo CEEE registrou manhã de hoje, 03 de fevereiro, um novo recorde de demanda instantânea de energia elétrica no Rio Grande do Sul. A nova marca chegou a 5.176 MW (megawatts) às 11h14min, quando a temperatura era de 35ºC.

Esse índice superou o anterior, que havia ocorrido na segunda-feira desta semana (1º de fevereiro), às 14h50min, quando o Centro de Operação do Sistema (COS) da CEEE, responsável pelo controle do sistema de transmissão do Estado, registrou um consumo de 5.116 MW.

Em função das altas temperaturas dos últimos dias, dia 18 de janeiro a demanda já havia ultrapassado a marca dos cinco mil, chegando a 5.029 MW. Conforme o controle da Companhia, e levando-se em consideração as altas temperaturas, à tarde, entre 14 e 16 horas, o valor deverá ser ainda maior, ultrapassando os 5200 Megawatts.

O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, informa que o consumo hoje é cerca de 450 MW superior ao projetado para o dia. Ele reitera que o sistema energético do Estado pode atender uma demanda entre 5600 e 5700 megawatts, exceto por algum problema eventual e localizado, como os gerados pelos temporais e ventos fortes.

Ainda segundo Sérgio Camps, em situações de consumo muito elevado, pode ser necessário, visando a segurança do sistema de distribuição, a realização de alguns remanejos de carga entre os alimentadores de energia que abastecem os grandes centros urbanos, mas quando isso é feito as manobras não ultrapasssam a desligamento de, no máximo, três minutos.

Na área de concessão da CEEE Distribuição, o consumo de energia elétrica também foi recorde nesta manhã, com o valor de 1.639 MW. A máxima da empresa que atende 1,43 milhão de consumidores em 72 municípios gaúchos, incluindo a capital e as regiões do Litoral Norte e Sul, Centro Sul e Campanha, foi de 1637.

A anterior era do dia 25 de janeiro deste ano, com 1627 MW.

Comentários

Comentários