Geral

Consumidor deve ter cuidados para celebrar a Páscoa com tranquilidade

Durante o feriado de Páscoa é comum o consumo de pescados e de ovos de chocolate. Para que o consumidor não tenha problemas com esses produtos, é importante ter alguns cuidados. De acordo com a coordenadora executiva do Procon Estadual, Adriana Burger, é importante ter atenção no momento de comprar e consumir estes alimentos.

Cuidados com pescados

Os produtos obtidos da pesca são geralmente consumidos durante o feriado de Páscoa. Por isso, a coordenadora do Procon alerta para a importância de se observar a higiene do local onde o alimento é armazenado.

De acordo com o Conselho Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA), devem ser adotadas medidas que protegem o alimento in natura de contaminação durante a manipulação e armazenagem. E, caso o estabelecimento utilize gelo para refrigerar o pescado, ele deve ser fabricado com água potável.

O CNNPA orienta que, no momento da escolha do pescado, o consumidor deve estar atento a alguns detalhes: o peixe deve apresentar guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade. No caso dos frutos do mar, como o camarão, o produto deve ser firme e com cheiro não muito forte. Em relação a lulas e polvos, deve-se optar pelos mais claros, pois estarão mais frescos.

No caso de mexilhões, mariscos e ostras, o consumidor deve comprar o produto in natura e observar se as conchas estão bem fechadas. Caso os pescados sejam industrializados, de acordo com o CNNPA, recomenda-se verificar as informações do rótulo, como a data de validade.

Ovos de Páscoa e chocolates

Ao comprar ovos de Páscoa ou algum outro tipo de chocolate, é preciso cuidar as informações do rótulo. Para Adriana, verificar a data de validade dos produtos é sempre muito importante. “No caso dos ovos com brinquedos dentro, a embalagem deve apresentar a faixa etária indicada para utilizar o brinde, assim como a informação de que o produto é certificado pelo organismo certificador competente, autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, explica a coordenadora do Procon.

Devido à grande procura de ovos de Páscoa, percebe-se uma variação no valor dos produtos em diferentes estabelecimentos, bem como o aumento dos preços com a aproximação do domingo de Páscoa. Nessa situação, Adriana orienta que o consumidor se organize e pesquise os valores em diferentes locais.

Se, mesmo com os cuidados, algum contratempo acontecer, a coordenadora do Procon/RS alerta: “O consumidor deve sempre guardar a nota fiscal da compra do produto, pois ela é uma garantia, caso ele venha a requerer algum direito”.

Comentários

Comentários