Estado e Sebrae discutem ampliação de apoio às pequenas empresas
Capacitar os municípios de menor população para que entendam o papel das pequenas empresas, desenvolvendo competências nesse sentido, foi um dos assuntos debatidos entre o secretário em exercício do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, e o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, em audiência nesta quinta-feira (22). Um dos aspectos desse desafio envolve a capacitação de agentes públicos para que ajudem a desenvolver as economias municipais, ampliando e reforçando negócios.
Okamotto argumentou que é necessário capacitar os agentes públicos. Outro tema analisado na audiência foi a criação de uma lei estadual de compras, considerando-se que a lei federal está aprovada, bem como a necessidade de um fórum permanente da pequena empresa. A formação e o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais também foram temas do encontro, ressaltando-se que os setores moveleiro e coureiro-calçadista estão congregados em arranjos já desenvolvidos no Rio Grande do Sul, sendo o de móveis gaúchos o primeiro do Brasil.
Cabe ao Estado, reforçou Barbosa, atrair empresas para seu território, o que pode ser feito em parceria com o Sebrae. “Outros arranjos produtivos locais, como o metalmecânico, o de máquinas agrícolas e de transportes também se destacam na economia gaúcha.” Em um futuro próximo, um dos arranjos a serem desenvolvidos no Rio Grande do Sul corresponde ao setor naval, a partir dos investimentos que estão sendo feitos na Metade Sul.