Levantamento aponta melhora na aprendizagem dos estudantes gaúchos
A divulgação dos resultados faz parte da programação da Semana da Educação 2010, que tem como tema o “Compromisso com a Aprendizagem”, e contou com a presença da governadora Yeda Crusius.
Comparado com os resultados obtidos em 2007 e 2008, o crescimento no desempenho dos alunos variou entre três e nove pontos na escala de avaliação. Os estudantes da 2ª série do Ensino Fundamental atingiram 161,1 em Língua Portuguesa e 768,5 em Matemática. Na 5ª série do Fundamental, as médias ficaram em 218,7 e 207,5 pontos em Português e Matemática, respectivamente. No 1º ano do Ensino Médio, foram registrados 263,1 em Português e 252,7 em Matemática.
Análise de desempenho
A avaliação está dividida em níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. A formatação dos dados possibilita o acompanhamento da evolução do desempenho dentro das metas do Compromisso Todos pela Educação, que estabelece melhoria gradual na aprendizagem, em todo o país, até 2022. O Saers utilizou escalas de análise calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2ª série do Ensino Fundamental, foi concebida uma escala pontuada até 1.000 pontos.
Utilização dos resultados
De acordo com o secretário da Educação, Ervino Deon, o Governo do Estado está buscando estabelecer uma avaliação que sirva para nortear políticas públicas e, ao mesmo tempo, seja compreendida pela sociedade.
Deon defendeu que a melhoria da aprendizagem não depende apenas do poder público, mas de todos os cidadãos.
“Queremos que a comunidade possa acompanhar o desempenho de crianças e jovens na escola, visando mobilizar a sociedade na busca por uma Educação de qualidade. O compromisso de elevar os níveis de ensino é de todos, não apenas do Governo”, salientou o secretário.
Na edição 2009, a participação de redes municipais e particulares também foi maior do que em anos anteriores.
Além das 2,6 mil escolas estaduais, o Saers reuniu instituições ligadas a 82 prefeituras e 18 estabelecimentos de ensino privado. Em 2007 e 2008, somando os dois anos, participaram 63 redes municipais e 33 escolas particulares.