Vida & Saúde

Secretaria investiga caso de reação à vacina da Gripe A

A Unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está investigando o caso de uma jovem, de 25 anos, que esteve internada na Santa Casa de Rio Grande do último dia 17 até esta quarta-feira, com suspeita de reação à vacina contra a Gripe A (H1N1).

A própria paciente vinculou os sintomas à vacina, feita 13 dias antes de ela começar a apresentar os sintomas que a levou à internação e que são compatíveis com os da síndrome de Guillain-Barré, doença que afeta o movimento dos membros inferiores.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune, normalmente associada à infecção do trato gastro-intestinal ou do trato respiratório. Segundo Zelionara, vários agentes patogênicos (bactérias e vírus) podem causar esta síndrome.

A Unidade de Vigilância Epidemiológica da SMS vai averiguar o que ocorreu com a jovem nos 30 dias que antecederam os sintomas.

Definir se foi uma reação à vacina ou não, é de interesse epidemiológico para saber a frequência com que acontecem casos como este.

Comentários

Comentários