Conferência debate o tratamento de efluentes do Litoral Norte
Prefeitos da região estiveram reunidos, no Plenário da Câmara de Vereadores de Imbé, para discutirem propostas de construção de uma rede alternativa de esgoto cloacal para o Litoral Norte. Os debates aconteceram na 1ª Conferência Regional para o Tratamento de Efluentes do Litoral, organizada pela Prefeitura Municipal de Imbé.
Dos 23 municípios que compõem a região 20 estiveram representados por seus membros do Executivo ou Legislativo, além de empresários do ramo de construção civil e autoridades na área de meio ambiente.
O prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias, abriu o evento demonstrando sua preocupação em relação a situação do município, que tem o prazo estipulado pelo Ministério Público Federal em solucionar o problema de tratamento de esgoto cloacal da cidade até 2011. Darcy ressaltou a importância das autoridades municipais no engajamento para solucionarem o problema que atinge diretamento o desenvolvimento da região.
– Nossa economia está interligada a construção civil e com esta ação do MPF não tem como o construtor investir no município ? lembrou Darcy.
O prefeito também destacou o objetivo da Conferência e apresentou uma solução rápida, ecologicamente correta e de baixo custo. “Precisamos de uma solução imediata e que esteja dentro do nosso orçamento”, declarou o prefeito.
Durante a conferência o professor e ambientalista, Galdino Santana de Limas, apresentou o sistema de tratamento modular de tanques de efluentes que utiliza a biotecnologia a serviço do meio ambiente.
Conforme Limas, trata-se de um sistema totalmente natural, sem adição de produtos químicos e com baixa concentração de lodo, não requerendo manutenção, sem consumo de energia elétrica, melhor eficiência, melhor custo/benefício e permitindo ainda descartar na natureza ou reutizar a água tratada.
– Esse sistema já foi implantado em alguns estados como Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Tocantins onde a qualidade do sistema supera as exigências dos órgãos ambientais – afirmou o professor.
Na ocasião do encerramento da Conferência ficou acordado entre as autoridades a realização de uma segunda conferência para apresentação de novas alternativas de rede de esgoto cloacal para o Litoral Norte.
Será ainda proposto aos prefeitos do Litoral Norte uma visita a cidade de Criciúma, em Santa Catariana, onde já existe o sistema implantado para que possam conhecer pessoalmente o seu funcionamento.